Entenda como o inbound marketing atrai mais clientes para o marketing de afiliados

inbound marketing afiliados

 

Os profissionais que trabalham com vendas online precisam compreender como funciona o inbound marketing no marketing de afiliados e atrair mais clientes para se desenvolver na área e obter cada vez mais ganhos.

Grandes empresas, com marcas consolidadas no mercado, perceberam que há um campo amplo para se explorar quando se trabalha com afiliados. 

As redes sociais, apoiadas sobre estratégias de marketing, entre outras ferramentas digitais disponíveis, permitem uma ampliação no alcance do público-alvo.

Há dois lados que precisam ser identificados, e com benefícios para ambos os envolvidos. 

Assim, antes de aprofundar no tema, é preciso dizer que quem se torna uma afiliado tem responsabilidade na divulgação de produtos.

E em troca as empresas pagam comissões sobre as vendas realizadas. 

Para quem faz a divulgação em redes sociais e outros meios digitais passa a contar com uma fonte de renda extra.

Para as empresas, a aparição na internet se torna maciça, com um alcance que tem custo atraente em relação a outras estratégias.

 

Inbound marketing faz uma diferença significativa

Neste contexto de filiação, os leads, ou seja, potenciais consumidores, precisam estar cientes do que é oferecido, quais as ofertas de produtos e serviços. 

Do mesmo modo, precisam saber que há certa relação de filiação, ou mesmo quais são as soluções apresentadas em relação a problemas de consumo que podem ser recorrentes ou do dia a dia.

Pensando em uma estratégia que faz toda a diferença para atrair o público-alvo, pode-se destacar o inbound marketing.

Formado por 4 pilares, que podem ser identificados por:

 

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Fidelização.

 

Esses pontos podem ser identificados como funil de vendas, em que há a jornada de compra desde o momento que o lead demonstra interesse até a aquisição final e a divulgação espontânea. 

Como o marketing de afiliados tem a monetização envolvida, é preciso estabelecer as divisões de forma apropriada para separar quem são afiliados, onde se encaixam os consumidores, e como as empresas devem tratar os anunciantes. 

 

O marketing de conteúdo realizado por anunciantes

Quem anuncia uma propaganda empresarial, uma marca, um produto ou um serviço pode ser o canal de comunicação utilizado pelos anunciantes.

Nas mídias tradicionais, isso pode ser identificado como os intervalos de programas de rádio e TV, os anúncios nas páginas de jornais e revistas, os outdoors e busdoors espalhados pelas cidades. 

Quando se trata de Marketing Digital, esse tipo de material pode ser encontrado em textos e artigos de sites e blogs dedicados a conversar com os leads interessados em um produto ou serviço específico.

As empresas utilizam, também, vídeos e podcasts em plataformas digitais para atrair os leads, com links dedicados para dar seguimento à jornada de compra. 

Sendo assim, é preciso reforçar que a estratégia de inbound marketing envolve diversos elementos que precisam ser controlados por uma equipe eficiente em vendas. 

Afinal, os leads podem apresentar diversas dúvidas e querer respostas que sejam pontuais e que fazem a diferença na hora da escolha final pelo produto ou serviço. 

Os afiliados podem utilizar as ferramentas digitais que têm à disposição para fazer a propaganda, desde que recebam uma comissão para isso.

Podem ser denominados:

 

  • Artistas;
  • Blogueiros;
  • Esportistas;
  • Influenciadores digitais.

 

A remuneração é variada, conforme o alcance produzido pelo blog, pela rede social, pelo canal na plataforma de vídeo ou no podcast. 

As empresas que apostam nesse modelo de marketing de afiliados podem demandar parte do orçamento de uma campanha publicitária de acordo com o número de seguidores ou os cliques originários nessas páginas dedicadas à publicidade.

 

A importância das redes sociais nessa estratégia

A interatividade virtual é uma característica que tem sido explorada das mais diferentes formas e empresas e, de maneira orgânica, pelas pessoas que utilizam a internet. 

Uma das grandes mudanças observadas a partir da instituição das redes sociais foi a possibilidade de se comunicar em grande escala, para milhares, ou até mesmo milhões de pessoas, quando algo é publicado.

Há diferentes plataformas digitais presentes na internet, desde as que permitem a produção de textos curtos, até aquelas que autorizam a publicação de fotos, vídeos, textos longos e outros modelos de publicidade.

O que as empresas passaram a fazer foi utilizar internautas como divulgadores, após cadastramento, apostando no marketing de afiliados dentro desses espaços.

Com isso, cada vez mais pessoas passam a conhecer uma marca, um novo produto ou um serviço diferente.

Logo, é preciso destacar duas redes sociais que possuem grande destaque na mídia, além de milhões de usuários que podem ser potenciais clientes de marcas e empresas, pois oferecem ferramentas internas para ampla divulgação.

 

  1. Valorizando a imagem de uma marca

 

Uma rede social que muitas empresas buscam valorizar as estratégias da marca é recorrer ao Instagram Ads, uma plataforma digital cuja finalidade é postar fotos, imagens, vídeos curtos e aumentar o engajamento por meio do inbound marketing. Caso queira aprender mais sobre essa ferramenta de aúncios, é recomendado fazer um bom curso para instagram.

Essa plataforma está à disposição de pessoas que possuem um smartphone, acesso à internet e querem divulgar viagens, restaurantes, momentos de lazer em geral.

E isso é uma isca muito eficiente para atrair o público. 

O marketing de afiliados permite que as pessoas que trabalham com essa ferramenta digital possam apresentar fotos e testemunhos sobre produtos e serviços de forma descontraída.

Isso aproxima as pessoas de uma maneira mais real do que está sendo oferecido.

 

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Os influenciadores digitais também podem anunciar os produtos de forma usual, mostrando os benefícios e, no fim, disponibilizar links que levam o usuário para a jornada de compra. 

Aqui o marketing de afiliados se une ao de conteúdo, proporcionando recomendações que poderiam ser de pessoas próximas, tal é a forma exposta dentro dessa plataforma digital.

 

  1. Investimento baixo e retorno atraente

 

É importante reforçar que toda campanha de marketing precisa ser aplicada de acordo com o orçamento disponível, com as ferramentas que estão à disposição de maneira acessível.

Por isso o marketing de afiliados aposta nas redes sociais, ainda mais quando quem divulga sabe como funciona o Facebook Ads e qual o alcance proporcionado por postagens publicitárias. 

Como o valor pago nesse modelo de negócios está relacionado às vendas a partir de links compartilhados, é possível mensurar de forma significativa quanto é gasto com a publicidade, utilizando como métrica ROI (Return Over Investment), ou retorno sobre investimento.

As redes sociais disponibilizam ferramentas precisas que indicam o alcance de uma postagem, o número de pessoas que clicaram, e a conversão das vendas. 

Até mesmo a republicação por compartilhamento é possível mensurar, e isso resultará em um investimento de baixo custo e com um retorno bastante atraente.

 

SEO atrai leads em plataforma de pesquisa

Dentro da estratégia de inbound marketing o conteúdo produzido pelos afiliados deve ser valorizado.

Isso ocorre por causa dos materiais publicados, que se tornam fonte para a aplicação de SEO (Search Engine Optimization).

Basicamente, a ação trata-se do uso de palavras-chave que são identificados pelos algoritmos das plataformas de pesquisa, levando em consideração que muitas pessoas utilizam esses meios para buscar informações sobre produtos e serviços. 

Como anunciar no Google Ads faz parte da estratégia de marketing nos meios digitais de empresas que desenvolvem um planejamento adequado de publicidade, o conteúdo é de grande valia. 

Aliás, o SEO faz com que o ranqueamento eleve a posição quando se pesquisa algo pertinente à empresa. 

Assim, fica mais aparente nas primeiras páginas de busca, o que aumenta o número de visitas nos sites corporativos e nas lojas virtuais. 

 

Conclusão

A implementação da tecnologia tem demonstrado que é possível expandir o alcance para os mais diferentes públicos, utilizando as ferramentas que as próprias plataformas digitais oferecem. 

O marketing de afiliados surge como uma maneira de atrair muitos clientes de forma espontânea, bastando que algumas publicações sejam realizadas de forma pontual e contínua por “embaixadores”.

Isso afeta, de maneira positiva, até mesmo a economia, de uma forma geral. 

Afinal, quanto mais pessoas se tornam afiliadas das empresas, a estratégia de inbound marketing pode ser explorada na atração, conversão, vendas e na fidelização de maneira prática e eficiente.

Se você tem interesse em aprofundar mais seus conhecimentos em estratégias de afiliação, recomendo o curso online de marketing digital da Gabi Cervantes.

Nesse treinamento, você terá acesso a tudo o que precisa para montar uma boa estratégia de afiliado.

O desenvolvimento de um planejamento de marketing deve, desde o princípio, incluir o marketing de afiliados pensando nos benefícios que estão envolvidos, entre os quais:

 

  • Alcance real de potenciais clientes;
  • Aumento de visibilidade da marca;
  • Custo baixo e fixo;
  • Melhora no ranqueamento em sites de busca.

 

Todos os pontos devem ser levados em consideração, pois assim é possível compreender como aplicar de maneira correta dentro de todo o planejamento e ao longo da campanha.

Além disso, o inbound marketing permite adaptações e ajustes ao longo do caminho, adotando soluções que podem ser mais significativas do que a estratégia pensada anteriormente.

Os meios digitais são dinâmicos, e contam com a participação e interação de internautas a todo instante.

O acompanhamento constante do e-mail marketing e das próprias postagens e comentários fazem parte desse dinamismo.

Por fim, o marketing de afiliados precisa considerar os conteúdos que são produzidos, para que estejam em mesma sintonia que a marca que está investindo nesse modelo de divulgação.

Dessa forma, é possível ter uma base de clientes fidelizada, com chances de manutenção por um longo período e captação de novos de forma recorrente.

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Isael Oliveira é afiliado profissional e empreendedor digital. Tem como principal objetivo, ensinar outras pessoas a ganhar dinheiro online, trabalhando de casa através do Google, tendo assim liberdade financeira e geográfica.

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