5 Passos Para Ter Uma Isca Digital de Alta Conversão!

Isca digital de alta conversão é uma estratégia utilizada dentro do Marketing Digital em que você utiliza diversos conceitos do Marketing para conseguir o maior número possível de leads, oferecendo materiais de qualidade, em troca dos dados dos usuários, como e-mails e número de telefone.

 

Isca Digital Vs Isca Digital de Alta Conversão

isca digital de alta conversao

 

Se você está aqui, muito provavelmente já sabe o que é uma isca digital.

De qualquer forma, vou comentar brevemente o que é apenas para reforçar.

Uma isca digital é uma ferramenta dentro do Marketing em que você oferece algo gratuito para a pessoa e em troca, ela fornece algum dado estratégico para o seu negócio, como um e-mail.

Em um determinado momento, você pode estar achando que, isca digital e isca digital de conversão são a mesma coisa, mas na verdade não..

Há uma sutil e importante diferença aí…

A Isca digital de alta conversão, como o próprio nome já fala, é o tipo de isca que converte muito mais do que apenas uma estratégia simples de isca digital.

Vamos a um exemplo…

Suponha que eu e você atuamos no mesmo nicho de mercado e temos o mesmo público alvo.

Você criou uma isca digital que tinha como objetivo capturar o e-mail da pessoa para ela virar um lead e a partir daí, entrar no seu funil de vendas.

Só que das 100 pessoas que tiveram acesso a essa isca digital que você estava promovendo, apenas 5 delas tiveram interesse.

Logo, você teve uma conversão de apenas 5%.

Por outro lado, eu criei uma outra isca digital, com o conhecimento que eu ainda vou transmitir para você nesse artigo…

E, após a criação dessa super isca digital de alta conversão, das 100 pessoas, 30 delas tiveram interesse.

Ou seja, eu tive aí 30% de conversão.

Basicamente, eu gerei 6x mais leads que você.

E por que isso acontece?

Eu vou explicar tudo direitinho, mas antes preciso que você entenda o que pode ser uma isca digital de alta conversão.

 

Quais os tipos de Iscas Digitais de Alta Conversão que existem no Marketing Digital?

Atualmente, há uma grande variedade de iscas de alta conversão que você pode utilizar na sua estratégia.

Algumas delas podem ser:

  • Minicursos
  • Super Aula
  • Ebooks
  • Webinários
  • Lives
  • Infográficos
  • Templates
  • Planilhas

 

Acredite, praticamente tudo pode ser uma isca digital que converte bem, basta oferecer algum conteúdo de valor para as pessoas.

Se você for parar para pensar, o Marketing Digital nada mais é do que puramente conteúdo. 

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E quanto mais conteúdo gratuito e de qualidade você oferecer, a tendência é que sua base de leads seja ainda maior.

Mas, pensa comigo…

Se alguém criou um ebook muito bem feito, tanto no nível de design como de informação em si, mas não trabalhou algumas “coisas” antes, concorda comigo que essa isca digital vai converter pouco?

Afinal, antes de alguém chegar e ler o ebook que você criou, ele passou por algumas coisas antes, certo?

Pois é, agora que você já tem essa noção, vamos entender quais variáveis que irão dizer se determinada isca digital será de alta conversão ou não.

 

O que levar em consideração para criar uma Isca Digital de Alta Conversão?

A essa altura, você já entendeu que isca digital e isca digital de alta conversão teoricamente são a mesma coisa, mas com uma leve e crucial diferença, uma tem a performance muito melhor que outra.

Ok Isael, já entendi.

Mas por que isso acontece?

O que realmente impacta uma performar melhor que a outra?

A resposta é: Como a estratégia é feita antes da divulgação em si.

Primeiramente, vou listar aqui as principais variáveis que impactam e depois, irei trazer alguns exemplos práticos para você ir analisando junto comigo.

Os principais pontos que levam uma isca digital ter altas conversões são:

 

1. Tome cuidado com o Público alvo e persona

O conceito de público alvo e persona ainda é muito confuso para algumas pessoas.

De forma resumida, público alvo é algo mais abrangente. Persona é algo mais específico e é o que você sempre precisa buscar aprimorar.

Um bom exemplo seria o próprio mercado de Marketing Digital.

O público alvo das pessoas que querem trabalhar com Marketing Digital é muito grande, até porque, dentro do Marketing Digital existem diversas outras áreas, como:

  • Afiliado
  • SEO
  • Social Media
  • CRO
  • Redator
  • Revisor
  • Analista de Conteúdo
  • WebDesigner

 

Em outras palavras, o público alvo de Marketing Digital são todas essas pessoas aí.

Mas quando você desenha uma persona, você tem um foco maior, para convencer as pessoas certas.

Irei dar um exemplo prático..

Você tem um blog de Marketing Digital que tem vários conteúdos relacionados a área.

Em um post seu fictício sobre “Como construir um currículo de Social Media para impressionar os recrutadores”, você colocou a imagem de um ebook ensinando a pessoa a como ganhar dinheiro como afiliado.

Você acha que colocar essa Isca Digital, o ebook que ensina alguém a ganhar dinheiro como afiliado, vai ser um sucesso para esse post?

Provavelmente não…

Por um simples motivo, quem entrou nesse artigo está com a intenção de trabalhar como Social Media para alguma empresa e, para aumentar essas chances, ele(a) quer melhorar o currículo.

Somente isso.

A pessoa não está interessada em querer ganhar dinheiro como um afiliado.

Inclusive, ela pode nem saber o que significa isso.

Agora, se você tivesse colocado a imagem de um ebook neste mesmo conteúdo, tipo um “Guia Definitivo para Social Media em 2022”, você concorda que faz muito mais sentido para essa persona?

Consequentemente, você teria muito mais lead nesse post colocando um ebook desse do que aquele de “como ganhar dinheiro como afiliado”.

Entendeu como é importante pensar na persona, ou seja, nas pessoas que estão acessando seu site?

Agora vamos a outro fato que deve ser considerado para ter iscas digitais de alta conversão.

 

2. Faça uma Estratégia de Divulgação Correta

Você já sabe que a sua isca digital precisa ser divulgada pensando na persona que vai ter acesso a esse tipo de conteúdo.

Entretanto, uma outra coisa que impacta em uma isca digital gerar muitos leads é como ela vai ser divulgada.

Para isso, você precisa ter de forma bem clara o conceito de funil de vendas na sua mente.

Eu tenho um post bem completo sobre marketing de afiliados, onde mostro e explico mais a fundo o que é um funil de vendas.

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Basicamente, consiste em entender que o funil consiste no topo, meio e fundo.

No topo, estão as pessoas inconscientes, ou seja, que não sabem que tem um problema.

No meio, estão as pessoas que já sabem que tem um problema.

E no fundo, são as pessoas mais qualificadas, que estão prestes a comprar um produto ou serviço.

É importante conhecer esses conceitos porque imagina que você resolve divulgar um ebook de “como ganhar dinheiro como afiliado” no google ads, só que você cria as campanhas com as palavras-chaves incorretas…

Ao invés de você promover esse ebook gratuito para buscas relacionadas com o mercado de afiliados, você promove apenas para keyword relacionadas com marketing digital.

O que irá acontecer na prática?

Como você anunciou um ebook ensinando pessoas a ganhar dinheiro sendo um afiliado para palavras relacionadas a Marketing Digital, muita gente vai acabar entrando na landing page e saindo, sem virar seu lead…

Por um simples motivo, quem busca por coisas relacionadas com Marketing Digital, ainda está ali entre o topo e meio do funil, a pessoa talvez nem saiba ainda o que é um afiliado e muito menos, como ganhar dinheiro com isso.

Seria muito melhor ter criado campanhas no Google ADS apenas para palavras relacionadas com afiliados, pois atingiria pessoas que já tem um outro nível de consciência.

 

3. Faça uso de Copywriting Estratégico

O Copywriting consiste em um conjunto de técnicas utilizadas para levar a pessoa a tomar determinada ação, seja a compra de algum produto ou virar um lead, como no nosso caso.

É importante utilizar esse tipo de “ferramenta” do Marketing Digital, pois as palavras tem poder, e a forma como elas serão colocadas no texto vai dizer se alguém irá se interessar pela sua isca digital ou não.

Vamos a outro exemplo…

Se fosse uma imagem de um ebook com o seguinte texto: “como ganhar dinheiro como afiliado” e outra com a mensagem “como conquistar liberdade financeira e geográfica sendo um afiliado em 1 ano”?

Qual das duas imagens você clicaria? 

Sem pensar em design, por enquanto.

E sim na mensagem mesmo…

Eu aposto que seria na segunda, certo?

O motivo para isso é até simples, a gente consegue perceber que a segunda mensagem nos chama mais atenção, principalmente por ser algo que todo mundo quer.

Todos querem ter liberdade financeira e geográfica.

Você transmite a mensagem mostrando como ela pode transformar a vida dela baixando um simples ebook.

Com certeza a chance de essa ser uma isca digital de alta conversão seria bem maior do que a imagem do ebook com aquela mensagem “comum” ou “simples”.

 

4. Atente-se ao Design

O design é outro ponto importante que deve ser levado em consideração para ter uma isca digital de alta conversão.

Seja o design do ebook, ou da capa do seu minicurso gratuito, ter uma boa padronização visual pode transmitir um “ar mais profissional” para a sua audiência que está preste a consumir aquele conteúdo.

 

5. Crie suas próprias iscas digitais

Uma outra coisa que eu recomendo é você criar suas próprias iscas digitais para o seu projeto online.

Eu já vi por aí muita gente com um projeto online bem montado, mas que ao invés de ter o próprio ebook dela, na verdade ela coloca ebook de um terceiro dentro do site.

 

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Agora imagine você, entrando no site de alguém que se diz uma certa autoridade naquele nicho e, ao encontrar um ebook potencialmente interessante, descobre que o ebook na verdade é de outra pessoa.

Soa no mínimo meio estranho, não é mesmo?

Por esse motivo é interessante ter suas próprias iscas digitais.

Se for ebook, crie você mesmo (pelo menos a parte textual).

Já se for um minicurso gratuito, não hesite em gravar.

Afinal, você transmite mais confiança para as pessoas que irão consumir aquela informação.

Eu garanto que se você levar todos esses cinco principais pontos em consideração, você terá iscas digitais de alta conversão no seu negócio.

Mas calma que ainda não acabou.

Agora, irei trazer um exemplo comparando iscas digitais que eu ofereço e que meus concorrentes oferecem.

 

[BÔNUS]: Análise de Iscas Digitais de Baixa e Alta Conversão

Veja essa minha Isca Digital, que está na página principal do meu site Isael Oliveira.

isca digital isael super aula

 

Agora, veja essa imagem de uma outra pessoa da área de Marketing Digital.

Exemplo Isca Digital Baixa Conversao

 

Qual você teria mais vontade de clicar?

Aqui, tem quase todos os elementos que eu abordei com você há pouco: Copy, design, persona etc…

Além da minha isca digital ser um minicurso gratuito que eu mesmo gravo, você tem vários outros aspectos ali interessante, como:

  • Design que chama atenção
  • Copy, mostrando como o meu minicurso pode transformar a vida da pessoa
  • Quebra de objeções, dizendo que não é só mais um curso que você vê por aí

 

Enquanto que a da outra pessoa, possui um design simples, e a isca digital é apenas um ebook comum.

Logo, provavelmente minha página converteria muito mais.

Ah, e lembre-se que o “converter” nesse caso seria conseguir o e-mail da pessoa…

Por isso, levar todos esses aspectos que eu abordei aqui em consideração é o que vai determinar se você terá uma isca digital de alta conversão no seu site ou não.

Espero que tenha gostado do conteúdo.

Quer aprender mais sobre como criar iscas digitais de alta conversão, aliadas a uma boa estratégia de marketing digital?

Então sugiro você conhecer um pouco mais sobre o treinamento que está mudando a vida de milhares de pessoas com o digital, o fórmula negócio online.

E aí, você acha que falta alguma outra coisa que a gente precisa analisar para transformar uma simples isca digital em uma que converta muito? 

Então comente aqui abaixo!

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foto isael oliveira

Isael Oliveira é afiliado profissional e empreendedor digital. Tem como principal objetivo, ensinar outras pessoas a ganhar dinheiro online, trabalhando de casa através do Google, tendo assim liberdade financeira e geográfica.

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