→ Marketing Digital do Zero: Entenda Como Começar em 2022

Marketing Digital do Zero

 

Marketing Digital do Zero consiste em iniciar no mercado aprendendo estratégias básicas de tráfego e aplicando-as. Assim, a medida que os resultados forem aparecendo, deve-se investir cada vez mais no projeto online que está sendo construído, seja em tráfego pago ou em tráfego orgânico.

 

Há quem diga que o Marketing Digital se trata de um mercado que já está para lá de consolidado e que, por causa do número de pessoas que passam a aderi-lo todos os dias, é um mercado saturado e que não consegue permitir que novos parceiros cresçam e se consolidem dentro do meio.

Isso acontece, principalmente, pois estas pessoas não enxergam o mercado como um todo e não compreendem que, independente da lotação que um negócio apresente, se alguém conhece os principais fatores que fazem parte do sucesso daquele ofício, ela poderá sim se consolidar no meio, mesmo que venha de uma posição iniciante, sem muita experiência prévia.

Seguindo essa proposta e com a intenção de te mostrar como começar do zero no Marketing Digital, eu irei trazer neste artigo os principais fatores constituintes deste mercado, razões para começa-lo e as melhores maneiras para que você possa começar e ter sucesso o mais rápido possível.

 

Marketing Digital do Zero: Conhecendo mais sobre o mercado

Se acaso você não conhece, o Marketing Digital é, basicamente, um conjunto de técnicas e ações, advindas do Marketing, utilizado para promover os mais diversos tipos de serviços e produtos dispostos dentro do mercado virtual.

Como, cada dia mais, um maior número de coisas que existem no mundo concreto migra para o mundo virtual, essa forma de divulgação pela internet permite que seus produtores atinjam maiores audiências.

 

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Isso permite um maior número de vendas, gerando cada vez mais lucros para os negócios.

Para que funcione corretamente, trazendo melhores resultados para aqueles que desfrutam de suas vantagens, o Marketing Digital é composto por sua série de elementos que, unidos, geram os resultados de sempre, que eu os apresento logo abaixo…

 

Marketing Digital Como começar do Zero: Tipos de produtos

Dentro do universo do Marketing Digital existem, basicamente, dois tipos de produtos que podem ser distribuídos ou comercializados: os produtos físicos e os infoprodutos.

Os produtos físicos, como o próprio nome já diz, corresponde àqueles produtos concretos, palpáveis, que tanto somos cercados em nosso dia a dia.

Da parte de seus produtores deve existir, claramente, a preocupação com o planejamento, produção, avaliação e entrega destes produtos.

Algo que pode, muitas vezes, desanimar uma pessoa que busca se consolidar neste mercado em decorrência de seus gastos e preocupações.

Surgindo como uma alternativa e este tipo de produtos, encontramos os produtos digitais, também chamados de infoprodutos.

Essa espécie de produtos não possui representantes físicos, fazendo com que todos os seus processos de planejamento, desenvolvimento e distribuição sejam realizados através da internet.

Podendo ser hospedados dentre as mais diferentes plataformas digitais, esta espécie de produtos se fazem presentes nos mais diversos formatos, entre eles:

  • E-books
  • Cursos online
  • Audiolivros
  • Podcasts
  • Clubes de assinatura
  • Mentoria
  • Apostilas

 

Além da sua facilidade de manejo e distribuição, uma de suas maiores vantagens está no preço.

Uma vez que seus produtores podem desenvolvê-los através de dispositivos que já possuem, como smartphones e computadores.

 

Tipos de posições:

Dentro do Marketing Digital, uma pessoa pode desenvolver o papel, em primeiro lugar, de produtor.

Optando pelos tipos de produto que desejam comercializar, estas pessoas são as responsáveis por todos os seus processos, desde sua concepção, passando pelo planejamento e pela consolidação, até a entrega e o atendimento ao cliente.

Sendo uma posição regada de responsabilidades e que, muitas vezes, é responsável por todo o financiamento do projeto, ser produtor vem com a melhor das vantagens: o poder de decisão.

Além de, claro, poder decidir o que e como será produzido, é o produtor quem pode definir seus valores e, consequentemente, seus lucros.

Contudo, se essa não é uma posição que você almeja desempenhar, o Marketing Digital possui uma outra que, mesmo com um número bem menor de responsabilidades e quase nenhum custo, pode ter grandes vantagens: a de afiliado.

Um afiliado é a pessoa responsável, basicamente, por divulgar os produtos de determinado produtor.

Sem a necessidade de ter estes produtos em mãos e sem precisar ter preocupação com os processos dessas vendas, este afiliado receberá uma comissão em cima do valor final destas compras, desde que elas sejam realizadas através de seus links.

Agora que eu te apresentei seus principais fatores, o Marketing Digital parece uma ótima coisa a se pensar né?

Além de permitir que você inove sua forma de gerar renda, largando empregos indesejados e podendo trabalhar de onde quiser, apenas com o acesso à internet, o Marketing Digital também é uma ótima escolha para aqueles que buscam levar o seu trabalho a um novo patamar.

E claro, também é otimo para aqueles que procuram novas formas de gerar lucros e, principalmente, que buscam se consolidar em um mercado que cresce cada vez mais.

Para amenizar o seu processo de entrada, pelo resto deste artigo trarei as principais dicas de como começar Marketing Digital do zero, te apresentando as principais técnicas e ferramentas que precisam ser conhecidas e facilitando o seu sucesso no mercado.

 

Como começar do Zero no Marketing Digital?

Como Comecar do Zero no Marketing Digital

 

Agora que você reconhece seus principais constituintes, chegou a hora de te apresentar uma lista de fatores que, se você conseguir dominá-los minimamente, poderá obter sucesso no mercado antes mesmo do esperado.

 

1- Busque sempre conhecimento

Principalmente durante seu início, ter um conhecimento considerável sobre as principais ferramentas que produtores e afiliados utilizam neste mercado é essencial.

Você consegue encontrar, através de cursos gratuitos em forma de lives, artigos, posts em blogs e e-books alguns conhecimentos básicos que são necessários para que você comece a trilhar o seu caminho no Marketing Digital.

Contudo, é necessário sempre se manter atualizado no decorrer de todo o seu processo de atuação no mercado; isso porque, assim como ele próprio, suas principais ferramentas e técnicas podem evoluir e mudar.

 

2- Reconheça o seu público

Seja atuando como produtor ou afiliado, conhecer o seu público alvo é um dos mais importantes fatores para ter sucesso dentro do Marketing Digital.

Da mesma maneira em que existe uma imensidão de produtos, serviços e produtores novos entrando no mercado a cada dia, existe uma gama infinita de clientes em potencial navegando pela internet e acessando milhares de sites e plataformas em busca daquilo que mais correspondem às suas vontades.

 

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Por isso, conhecer a fundo aqueles grupos que podem, potencialmente, tornarem-se seus clientes é importantíssimo para se consolidar neste mercado.

Ninguém consegue chegar a lugar algum se não tiver um foco e tentar abarcar tudo e todos ao mesmo tempo.

Seja qual for a plataforma em que você desempenhe seu trabalho, existem certas formas de se aproximar do seu público que são universais, e envolvem:

  • Distribuir/criar conteúdos cada vez mais específicos

Essa é uma ótima tática para atrair um público alvo fiel para seu negócio.

Disponibilizando conteúdos que correspondem aos principais temas de um nicho em questão, a imagem de sua empresa ficará cada vez mais vinculada a ele e, consequentemente, mais pessoas interessadas no tópico encontrarão e começarão a te seguir.

 

  • Conversar com o seu público

Não só para acompanhar vendas, mas para manter um contato direto com um grupo que pode ter boas sugestões de que maneiras você pode melhorar sua abordagem, que produtos novos podem ser desenvolvidos, etc.

Estabelecer um diálogo com seus clientes pode automaticamente melhorar a imagem de sua empresa, ao mesmo tempo que geram melhoras substanciais em seu crescimento.

 

3- Reconheça as principais plataformas

É importante manter seus conhecimentos sempre atualizados e é importante reconhecer o seu público, mas nada disso terá retorno algum se você não levar seus produtos e serviços para as plataformas que façam um bom uso destes conhecimentos e que estabeleçam o seu contato com seus possíveis clientes.

No Marketing Digital você pode, sim, ter o seu próprio site ou plataforma para exercer seus serviços, mas principalmente para quem está começando, diversas plataformas já consolidadas no mercado são a melhor forma de trilhar um caminho de sucesso e se consolidar dentro do meio.

Por isso, trarei abaixo três das principais plataformas do mercado e suas principais funcionalidades para te ajudar nessa tão importante escolha.

  • Hotmart:

Talvez a mais famosa – e a maior de todas – a Hotmart é responsável porhospedar quase 500 mil cursos de diferentes nichos em sua plataforma.

Sendo exclusivamente encarregada pela distribuição de infroprodutos, a plataforma é uma ótima escolha tanto para quem busca entrar no mundo do Marketing Digital como produtor, quanto para quem prefere trabalhar como afiliado.

 

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Seus produtores se beneficiam de um local conhecido e que recebe milhões de visitas de clientes em potencial todos os dias.

Além disso, conta com um programa de afiliação que, consolidado como o maior da América Latina, permite a seus afiliados ganhar até 80% do valor dos produtos que escolhem divulgar.

 

  • Monetizze:

Essa plataforma já foi eleita a melhor rede de infoprodutos por três anos consecutivos permite que seus produtores hospedem tanto produtos digitais quanto produtos físicos.

Issoo abre uma gama ainda maior de possibilidades de vendas para aqueles interessados em transitar entre os dois meios.

Com uma interface de fácil manejo, essa plataforma possui diversas ferramentas especiais que valem ouro para quem está começando e não possui muita experiência, que permitem:

  • Testar modelos de Checkout para aplicar com seu público, buscando mais vendas
  • Se afiliar a uma das maiores redes de afiliados do mercado, possibilitando um alcance maior para seus produtos
  • A integração com mais de 100 parceiros especialistas
  • Automatizar a entrega de seus produtos
  • Entre muitos outros

 

  • Eduzz:

Com a cobrança de uma das menores comissões do mercado acima dos valores feitos pelos produtores, essa plataforma cresce substancialmente ao passar dos anos, se consolidando cada vez mais no mercado.

A Eduzz age sob o lema “Mais que desenvolver ferramentas, nós ajudamos você a desenvolver projetos de vida”; disponibilizando cursos referentes às mais diversas áreas e abrindo espaço para que você torne qualquer coisa de seu agrado em um negócio consolidado.

Suas ferramentas de co-afiliação e de criação de URL, junto com inúmeros artigos informativos acerca de conhecimentos do meio do Marketing Digital servem como um braço direito para quem não sabe por onde começar e busca construir um novo negócio do zero.

 

4- Seja único em suas abordagens

Essa é a melhor dica que eu posso te dar de como começar no Marketing Digital do zero.

Nenhum dos conhecimentos que te apresentei neste artigo terão valor se você não desenvolver um negócio e uma estratégia de administração que reflitam inteiramente aquilo que você é e o que você busca trazer para o mercado.

A internet é um lugar vasto, que desconhece fins, e está lotada de pessoas que – dia após dia – não saem da zona de conforto e tratam apenas de reproduzir algumas poucas ações que funcionam minimamente e que podem trazer mínimos resultados para seus mínimos investimentos.

Contudo, para se consolidar no Marketing Digital, é preciso pensar, investir e buscar algo que seja mais do que o seu mínimo.

Por isso, ser fiel à sua personalidade e ao seu modo de ver e agir dentro do mercado é a melhor forma de, te tirando da zona de conforto, te levar a patamares cada vez mais altos.

Claro, não é errado.

E inclusive, é preferível que você busque em profissionais já consolidados do Marketing Digital alguns direcionamentos para seu negócio que está começando do zero.

Afinal, se determinado negócio é bem-sucedido, há algo ali que o faz ser assim.

Mas esta é a realidade: há coisas que fazem aquele negócio ser famoso, assim como deve existir algo que faça o seu negócio se destacar dos demais.

Se você seguir os direcionamentos que eu te trouxe neste artigo, você sem dúvidas conseguirá uma boa base que permitirá que você alcance longos voos.

Porém é apenas aplicando estes direcionamentos ao lado de seus principais fatores diferenciais que permitirão que você se destaque dos milhares de negócios que se iniciam a cada dia Marketing Digital e se consolide como um profissional bem-sucedido do mercado.

E aí, curtiu o post?

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Isael Oliveira é afiliado profissional e empreendedor digital. Tem como principal objetivo, ensinar outras pessoas a ganhar dinheiro online, trabalhando de casa através do Google, tendo assim liberdade financeira e geográfica.

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