O facebook Ads é a ferramenta que a empresa Meta disponibiliza para que anúncios sejam criados e gerenciados em suas redes sociais, até então Facebook e Instagram.
Com essa ferramenta, é possível criar diversos tipos de campanhas e anúncios com dezenas de objetivos e resultados diferentes.
Você pode por exemplo criar um anúncio para:
- Stories
- Feed
- Instagram
- Feed
- Facebook
- Reels
- IGTV
- Banner no Facebook
- Captação de informação de lead
- E outros segmentos
Nessa plataforma você basicamente irá fazer o upload da imagem que irá veicular, e pronto, basta “setar” todas as informações necessárias e poderá colocar os anúncios para rodar.
Eles passarão por uma breve análise e assim que aprovado estarão no dispositivo de milhares de pessoas.
No que diz respeito ao financeiro, com o Facebook Ads você também terá um conforto inestimável, pois é possível definir um orçamento geral de campanha diário.
Ou seja, quanto está disposto a investir por dia, mantendo assim um controle de despesas e ROI planejado e de qualidade.
Lembrando que, com o avançar da tecnologia, há milhares de tipos de dispositivos rodando por aí, não é mesmo?
Os anúncios feitos pelo Facebook Ads estarão presentes em centenas de dispositivos diferentes, de modelos e versões variadas, aumentando suas chances de ganho.
Sem contar os testes A/B, que são anúncios que testam dois tipos de propagandas, alternando e intercalando entre si.
A inteligência do Facebook estuda e entende qual performa melhor, dando mais atenção com um maior desempenho para o criativo com mais chances de conversão, aumentando consideravelmente seus resultados.
Vale ressaltar também que você poderá acompanhar e analisar toda a performance de suas campanhas em tempo real, pois o Facebook Ads atualiza as informações praticamente 24 horas por dia.
Quais são as vantagens em anunciar pelo Facebook Ads?
Consigo afirmar que uma das maiores vantagens em anunciar no Facebook Ads é que você leva de uma vez mais de uma rede social praticamente.
Ou seja, por meio de uma plataforma, você poderá anunciar ao mesmo tempo em diversas frentes, como:
- Facebook
- Instagram
- Messenger
- WhatsApp
- Audience Network
- Oculus
- Workplace
Claro, tudo irá depender do seu objetivo, orçamento, tipo de empresa e serviço.
Mas o ponto aqui é a magnitude e amplitude que o Facebook Ads nos proporciona.
Devo ressaltar, talvez, o segundo maior benefício do Facebook Ads: sua riqueza em detalhes para segmentação inteligente.
Já falei sobre isso anteriormente em diversos outros artigos, mas vale a pena eu abordar novamente esse tema.
Sempre quando criamos algum anúncio no digital, diferente do físico, nós falamos exatamente quem queremos atingir.
Por exemplo, imagine antigamente, nos anos 90, quando o dono de uma loja de roupas queria anunciar para centenas de milhares de pessoas, ele se limitava a panfletagem ou até mesmo a expor um outdoor em alguma rodovia movimentada, não é mesmo?
Quando isso é feito, você está refém de pessoas aleatórias verem seu anúncio, e você está pagando para que essas pessoas desqualificadas o vejam.
Ao chegar no dono do outdoor, ele irá te falar: “1 milhão de pessoas passam nessa rodovia por dia, por isso eu cobro X”.
Mas desse 1 milhão, quantas fazem parte do público-alvo da marca, e quantas de fato irão comprar?
Meio milhão?
300 mil?
50 mil?
Quem sabe!
Já no digital a conversa é outra, pois você literalmente segmenta seus anúncios, ressaltando características muito importantes de seus clientes, pagando muitas vezes o anúncio após ele ser clicado.
Seguindo o exemplo da loja de roupa, você poderia tranquilamente anunciar para pessoas que estão acostumadas a comprar roupa na internet, e que:
fizeram alguma compra nos últimos 60 dias (isso mostra que a pessoa não tem receio de comprar)
pessoas que recebem acima de X por mês e por aí vai.
E posso falar com muita certeza que o Facebook junto com o Instagram, carrega dezenas de informações relevantes de seus usuários, aumentando a facilidade de segmentação e possibilidade de alta conversão.