→ 3 Plataformas Para Trabalhar Como【Assistente Virtual】

Plataformas Para Trabalhar Como Assistente Virtual

 

Com a evolução da internet e a utilização cada vez maior das tecnologias de informação e comunicação em nosso cotidiano, a transição de trabalhos e serviços para o meio virtual possibilita que sejam realizadas, à distância, cada vez mais atividades que antes só poderiam exercidas de maneira presencial – fazendo, também, com que novas funções surjam desta evolução.

Uma dessas novas profissões que surgem com o avanço da internet é a de assistente virtual.

A necessidade deste profissional nasceu com o acúmulo de tarefas por empresários, empreendedores e outros profissionais que decidiram expandir seus negócios.

As funções de um assistente virtual podem variar bastante, sempre de acordo com a demanda específica de cada cliente, mas envolvem atividades como:

  • Administração de mídias sociais
  • Checagem/envio de e-mails
  • Controle de gastos
  • Criação de documentos e/ou planilhas
  • Envio de mensagens pelas redes sociais
  • Realização de cobranças
  • Administração de cronograma

 

Como se trata de uma atividade exercida através da internet, ela pode ser realizada de qualquer lugar que você estiver, o que é um belo atrativo para quem busca um trabalho flexível, mas que, da mesma maneira que os tradicionais, garanta certa independência financeira.

Se interessou?

Pois então vem comigo que neste artigo vou te mostrar os principais sites, ferramentas e plataformas que você pode utilizar para exercer este trabalho de assistente virtual, bem como algumas digas para ser bem-sucedido exercendo-o.

 

Sites para trabalhar como Assistente Virtual

Não é possível desempenhar um serviço se você não conhece os melhores lugares para divulgá-lo, não é mesmo?

Por isso, nesta parte do artigo, trarei os principais sites onde você pode encontrar possíveis clientes, oferecer seus serviços e algumas dicas de como se dar bem em cada um deles.

 

1 – Workana

Se consolidando como uma das melhores plataformas de freelance e trabalhos remotos do mercado, a Workana é um ótimo lugar para que empresas e prestadores de serviço entrem em contato um com o outro e fechem contratos.

Dentro da plataforma, produtores publicam seus projetos e oferecem as vagas que desejam preencher com funcionários.

 

Banner Gabi Cervantes Captura

 

Depois de realizar seu cadastro, você tem acesso aos milhares de projetos que estão sendo criados a todo momento e, analisando a descrição de cada projeto, as funções que eles exigem e quem são os responsáveis por seus desenvolvimentos, você poderá enviar suas propostas a estes possíveis clientes.

Atenção: como existem diversas profissões que são pedidas pelas empresas junto à plataforma, lembre-se sempre de checar se o que aqueles clientes buscam pode ser mesmo realizado por você, no caso: um assistente virtual.

 

2 – 99freelas

Com um funcionamento semelhante ao site anterior, a 99freelas é o maior site de freelances do Brasil, acumulando quase 12 milhões de reais em dinheiro pago à trabalhadores através de quase 70 mil projetos concluídos junto à plataforma.

Depois de efetuado o cadastro, você poderá buscar – na área de palavras chave – a função que você busca desempenhar, de assistente virtual, e poderá analisar a descrição e os requisitos dos serviços oferecidos para saber se você se encaixa para a vaga.

Com novos projetos sendo criados e ofertados a cada instante, você poderá selecionar aqueles que mais se interessar e enviar propostas a clientes em potencial.

 

3 – Just virtual

O último dos sites que trarei neste artigo, a Just Virtual é uma plataforma que, diferente das demais, é única e exclusivamente voltada para a contratação de assistentes virtuais.

Agindo como uma entidade intermediária, a Just Virtual se responsabiliza por conectar assistentes de alto nível com diferentes empreendedores, empresas e demais produtores.

Para manter a imagem da empresa e sua posição no mercado, a Just Virtual põe como requisito para novas contratações a conclusão do Curso Como ser Assistente Virtual ou a assinatura ativa do plano anual do Clube Sou AV.

Ambos serviços de especialização ofertados pela plataforma.

 

Ferramentas para trabalhar ocmo Assistente Virtual

Talvez até mais importante que um site que ofereça oportunidades para desempenhar este trabalho de assistente virtual, é indispensável reconhecer quais são as ferramentas e plataformas das quais é preciso ter um domínio mínimo para ser um profissional competente no que faz.

Por isso, na parte final deste artigo, vou trazer quais são as principais ferramentas e plataformas requisitadas por contratantes para que você possa buscar dominá-las e, consequentemente, conseguir mais serviços como assistente virtual.

 

1 – Ferramentas de comunicação

Como um trabalho que é completamente desempenhado de maneira remota, o contato entre você e seu cliente deve ser estabelecido da melhor maneira possível.

Além de, claramente, ser necessário o domínio de aplicativos de mensagens como o WhatsApp, é importante reconhecer todos os processos presentes no envio de e-mails.

 

Captura Banner Gabi

 

Visto que, além do contato com seu contratante, essa ferramenta será muito utilizada durante a realização de seu trabalho.

Além disso, como a maioria destes trabalhos exige reuniões rotineiras, é indispensável ter o mínimo de domínio de plataformas como o Google Meet e o Zoom, tão utilizadas para a realização de reuniões remotas.

 

2 – Ferramentas e plataformas de calendário/agenda

Além de ser um importantíssimo fator para se manter organizado e desempenhar seus afazeres sempre dentro de seus respectivos prazos, para que possa cumprir com seus requisitos.

Muitas vezes o trabalho de assistente virtual irá exigir que você administre a rotina e os horários de seus clientes.

Dessa maneira, é importante ter domínio de plataformas como o Google Calendar e o Google Agenda, entre outras ferramentas que permitem o cadastramento de eventos e compromissos e o seu compartilhamento.

 

3 – Ferramentas de compartilhamento

Como reflexo da necessidade de contato constante e do número de afazeres que um assistente poderá ter, plataformas como o Google Drive e o DropBox servem como verdadeiras parceiras.

Caracterizando-se pela disponibilidade de espaço em nuvem, essas plataformas permitem o compartilhamento de fotos, planilhas, vídeos e documentos, entre outros arquivos que precisam ser constantemente trocados entre cliente e assistente.

Pacote Office ou Google:

Talvez o mais pedido entre as ofertas de emprego para assistentes virtuais, o pacote office contém ferramentas de indispensável domínio como:

  • Microsoft Word
  • Microsoft Paint
  • Microsoft Excel
  • Microsoft Power Point
  • Microsoft One Note

 

Cada um contendo sua respectiva função, ter o domínio destas ferramentas será um diferencial e mostrará suas aptidões para produzir documentos, planilhas, apresentações, anotações, entre outros arquivos tão pedidos pelos clientes.

É claro que o Google apresenta substitutos gratuitos, como o Google Docs (para documentos), o Google Planilhas e o Google Slides. Portanto, independentemente da plataforma em si, o importante é ter domínio do que elas podem oferecer.

 

Conclusão

Enquanto uma profissão relativamente nova, o assistente virtual é uma pessoa que, para se consolidar e obter sucesso no mercado, precisa estar em constante atividade e evolução.

Além de buscar sempre se especializar e dominar cada vez mais competências para valorizar o seu trabalho e atender as demandas de seus clientes, é importante que um assistente virtual reconheça que o seu ofício envolve, acima de tudo, comprometimento e confiança.

 

Banner Gratuito Gabi Cervantes

 

Você estará trabalhando com pessoas que lhe confiam funções importantíssimas e, portanto, precisam ser cumpridas.

Sim, é importante reconhecer quais os principais sites e quais as principais plataformas para trabalhar como assistente virtual. Contudo, isso não é o suficiente.

Para se consolidar nessa profissão e poder fazer disso a sua principal fonte de renda, nada é mais importante que desempenhá-la com compromisso e eficiência.

Gostou do conteúdo?

Veja mais no meu blog Isael Oliveira!

Me siga nas redes sociais para ficar por dentro das principais dicas de Marketing Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

foto isael oliveira

Isael Oliveira é afiliado profissional e empreendedor digital. Tem como principal objetivo, ensinar outras pessoas a ganhar dinheiro online, trabalhando de casa através do Google, tendo assim liberdade financeira e geográfica.

ebook como ganhar dinheiro pela internet

E-book Gratuito: Como Ganhar Dinheiro Pela Internet e Mudar de Vida de Uma Vez Por Todas

Veja Outros Posts:

GANHE DINHEIRO NA INTERNET

Aprenda o passo a passo para criar um negócio digital que vende no piloto automático 24h por dia, tudo isso de forma gratuita.

Fique por dentro

O maior segredo do Marketing Digital é estar sempre atualizado

Meu Whatsapp!
Fale comigo agora mesmo!
Clique no botão ao lado para falar comigo!