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SEO e Links Patrocinados: Entenda a Diferença e Qual Usar ?

A diferença entre SEO e Links Patrocinados é que no SEO, são utilizadas técnicas para melhorar o posicionamento de um site sem o investimento em anúncios.

Já nos Links Patrocinados é necessário esse investimento para aparecer bem posicionado no Google.

É normal, principalmente para iniciantes no Marketing Digital, não entender perfeitamente qual a real diferença entre SEO e Links Patrocinados.

Mas, não se preocupe. 

Neste artigo, vou te mostrar como o SEO se difere dos Links Patrocinados e qual você deve usar com base nos seus objetivos.

Primeiramente, vou reforçar com você o conceito de ambos, para que não haja nenhum tipo de dúvida…

 

O que é SEO?

O SEO ou Search Engine Optimization consiste em um conjunto de técnicas que você aplica dentro e fora do seu site para melhorar o ranqueamento de páginas no Google, sem precisar pagar por anúncios.

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Mais pra frente, vou te mostrar uma imagem que vai sanar todas as suas dúvidas sobre a diferença entre essas duas estratégias.

Antes, vamos entender como funciona uma busca no Google…

Vamos supor que você abriu agora aí o maior buscador de sites do mundo (sim, o Google) e digitou a palavra Bicicleta Caloi.

 

exemplo de uma busca no google pela palavra chave caloi

 

Até aqui tudo certo, né?

Agora vamos analisar o que o Google traz de resultado após essa busca feita por você.

 

São espaços publicitários (anúncios) que você compra para aparecer bem posicionado no Google.

No entanto, cada vez que alguém clicar no seu link, você pagará um determinado valor com base em algumas variáveis.

Então, quando falamos de Links Patrocinados, nos referimos aos anúncios que aparecem nas páginas de resultados logo após a gente fazer uma busca (digitar algo), que você pode inclusive aprender em um curso de google ads online.

 

Dá uma olhada na imagem abaixo…

 

diferenca entre seo e links patrocinados

 

Ficou confuso?

Calma, bora analisar essa imagem aí.

Tá vendo que ele traz umas imagens de bike?

Isso é o Google Shopping!

E por que ele traz essas imagens do Google Shopping?

Porque um dos algoritmos de inteligência artificial do Google, o Rank Brain, com base nos dados de milhões de pesquisa sobre Bicicleta Caloi, “aprendeu” que…

Grande parte dos usuários que fazem essa busca, querem sim comprar algo, mas antes de qualquer coisa, querem já ver uma imagem de qual bicicleta comprar.

“Ah sim, então é isso que são Links Patrocinados?”

A resposta é NÃO! 

Google Shopping é um serviço do Google que mostra essas imagens de ecommerce sempre quando a busca for característica de fundo de funil (compra).

Beleza Isael, entendi…

Vamos continuar analisando…

Logo abaixo do Google Shopping, vem o Google Search Ads, também conhecido como Google Ads ou Links Patrocinados.

Para ficar mais claro…

 

keyword bicicleta caloi mostrada como exemplo na SERP

 

Consegue ver onde está escrito o anúncio, né?

Pois esse é o tal do Link Patrocinado.

Então, cada vez que alguém fizer a busca por bicicleta caloi e clicar no anúncio do site GIMBA, por exemplo, a GIMBA vai pagar um determinado valor pelo clique.

Ah, esse valor depende de diversos fatores, conforme já comentei.

Mas isso é assunto para um outro post…

Continuando, agora você já sabe o que são links patrocinados…

E então, o que é SEO?

É justamente o que aparece logo abaixo dos anúncios, sem aquele aviso ao lado escrito “Anúncio”.

Então, para novamente ficar mais visual…

Tá vendo que não aparece mais ao lado do Título a palavra “Anúncio”.

Pois é, esses são os resultados orgânicos, que através de um bom trabalho de SEO, estão aparecendo bem posicionados sem estar investindo em anúncios.

 

resultados de seo na serp exemplo keyword caloi

 

Agora que você já sabe a diferença entre SEO e Links Patrocinados, você pode estar se perguntando…

“Tá, mas qual deles é melhor”?

A resposta pra isso é aquela famosa resposta que é por todo mundo…

Sim, depende!

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O ideal, caso tenha budget pra isso,  é que você aborde as duas estratégias.

Porque em ambas você vai sair ganhando, se fizer um trabalho bem feito, é claro!

Elas não “nasceram” para serem inimigas.

Pelo contrário, surgiram para serem utilizadas juntas para fortalecer uma estratégia de Marketing Digital de ponta a ponta.

É por esse motivo que é essencial ter uma estrutura própria para afiliado durante sua trajetória como vendedor pela internet.

De qualquer forma, sem fugir da resposta, vamos lá…

Para uma estratégia de curto prazo, a estratégia com Links Patrocinados com certeza é a melhor.

Pois, a partir do momento que você for subir a campanha paga, 5 minutos depois pode já estar tendo resultado.

Seja novos leads, pessoas entrando em contato com você para marcar algum serviço, pessoas comprando produtos do seu e-commerce, entre outros.

Mas para isso, a melhor forma de ter resultados com links patrocinados é contratando um bom gestor de tráfego pago.

Porém, quando falamos de longo prazo, o resultado orgânico, ou seja, o SEO, é muito melhor. 

Pois, fazendo SEO da forma correta, você não pagará pelo clique (que pode muitas vezes ser muito caro) e terá bem mais acessos que seus concorrentes.

Até porque, a grande maioria das pessoas, principalmente no Brasil, não clicam em Links Patrocinados (anúncios), mas sim nos resultados orgânicos.

Importante ressaltar que há diversas estratégias de SEO.

De qualquer home, algo essencial hoje em dia é que os sites tenham páginas adequadas as novas leis da LGPD, como páginas de políticas de privacidade, política de cookies, entre outros.

 

Conclusão

Ambas estratégias funcionam e dão resultado, porém cada uma delas tem suas próprias particularidades.

Tanto o SEO como Links Patrocinados podem ser de extrema importância para quem é um afiliado digital.

E caso queira aprender mais sobre SEO e Links Patrocinados, recomendo o treinamento formula negocio online.

Durante o curso, você irá aprender SEO, Google ADS e várias outras estratégias de Marketing Digital que serão importantes para o seu negócio na internet.

 

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Com isso, espero que tenha ficado claro pra você a diferença entre SEO e Links Patrocinados.

Caso você queira aprender mais sobre links patrocinados (anúncios), recomendo dar uma olhada nesse meu post em que comento mais sobre a importância de fazer um bom curso de tráfego pago, além de alguns exemplos de treinamentos que você pode fazer.

E aí, qual das duas estratégias você acha que pode trazer mais resultado para o seu negócio?

Compartilhe abaixo sua opinião!

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Isael Oliveira é afiliado profissional e empreendedor digital. Tem como principal objetivo, ensinar outras pessoas a ganhar dinheiro online, trabalhando de casa através do Google, tendo assim liberdade financeira e geográfica.

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