Banner CTA Blog Isael

ᐉ Empreendedorismo Feminino: O que é, Importância e Dicas

Empreendedorismo Feminino

 

Você já ouviu falar sobre empreendedorismo feminino? Esse termo define um movimento de mulheres que são donas, líderes ou comandantes de negócios.

No Brasil, por exemplo, 40% das empresas brasileiras são comandadas por mulheres.

Esse dado pertence a uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian no último semestre de 2022. Essa movimentação faz parte de uma importante mudança na sociedade atual.

Neste conteúdo, iremos entender mais a fundo o que é o empreendedorismo para mulheres e qual a sua importância na sociedade. Confira!

 

O que é empreendedorismo feminino e qual a sua importância?

O empreendedorismo feminino é um movimento que visa apoiar e estimular mulheres para que elas possam, cada vez mais, empreender.

Afinal, com a desigualdade de gênero, o mercado de trabalho sempre teve a tendência de ser mais hostil com as mulheres.

Novo Curso GRÁTIS em Vídeo: Como Ser Afiliado e Vender na Internet

Mesmo com tantas mulheres liderando empresas no país, alguns dados ainda são desanimadores. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2022, as mulheres recebem apenas 78% do que os homens.

Nesse sentido, muitas mulheres passaram a recorrer ao empreendedorismo devido à falta de oportunidades justas. No entanto, o empreendedorismo feminino está também ligado ao processo de assumir os maiores cargos em empresas.

Com esse cenário, onde vemos mulheres donas de seus próprios negócios ou à frente de grandes empresas, o mundo está mudando.

As percepções em relação às capacidades corporativas das mulheres vêm sendo atualizadas de forma bastante positiva. Como resultado, vemos uma sociedade cada vez mais apoiadora das mulheres de negócios.

 

Conheça nomes famosos de empresárias mulheres no Brasil

Os anos de crescimento do empreendedimento feminino no Brasil, trouxeram o nome de muitas mulheres empreendedoras.

Suas trajetórias são fonte de inspiração para milhares de mulheres brasileiras que desejam alcançar a independência financeira.

Conheça, a seguir, alguns desses nomes:

 

1. Camila Farani

Camila Farani deu seus primeiros passos no empreendedorismo ao entrar para a empresa de sua mãe aos 16 anos.

Na época, Camila sugeriu algumas mudanças na empresa e pediu que se desse certo, pudesse ter participação na empresa.

Deu certo! E foi a partir daí que a jovem passou a ter gosto pelo empreendedorismo. Anos depois, formou-se em Direito e fez diversas especializações na área de empreendedorismo.

A empresária passou a fazer sucesso nacional ao seguir carreira de investidora-anjo. Isso significa procurar ideias inovadoras de negócios para investir.

Ainda nessa área, Camila Farani é uma das investidoras do programa de televisão Shark Tank Brasil, assim como o Joel Jota e outros sharks.

 

2. Luíza Helena Trajano

É muito difícil falar sobre empreendedorismo feminino no Brasil sem citar o nome de Luíza Helena Trajano.

Imagina transformar uma rede de lojas do interior de SP em uma das maiores redes varejistas do país? Pois foi isso que a Luíza fez e, sim, estamos falando da Magazine Luiza, uma das empresas que contratam para trabalhar online nos dias atuais.

 

3. Ana Fontes

Fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes é uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil. A empresária decidiu empreender aos 40 anos de idade, com duas filhas pequenas.

Após cansar do mercado corporativo, Ana Fontes criou duas empresas que faliram.

Sem desistir, decidiu compartilhar com uma rede de mulheres tudo o que aprendeu no programa de empreendedoras criado pela FGV.

Em questão de um ano, Ana Fontes já contava com cerca de 100 mil mulheres que acompanhavam suas mentorias.

 

4. Zica Assis

Heloísa Assis ou, simplesmente, Zica Assis é uma empreendedora brasileira de origem humilde. Zica trabalhou desde muito nova como babá, faxineira e empregada doméstica.

Ela tinha o costume de alisar os cabelos, pois sofria muito preconceito por ter os cabelos crespos e volumosos.

Com o tempo e já cansada dos alisamentos, Zica buscou aprender sobre como tratar os cachos. Fez um curso de cabeleireira e foi atrás de criar uma fórmula que deixasse os cachos mais bonitos.

Entre diversas tentativas, chegou o acerto! O produto fez tanto sucesso, que, em 1993, Zica Assis investiu na primeira loja da sua marca Beleza Natural.

A marca é considerada, atualmente, a maior rede brasileira para tratamento de cabelos crespos e cacheados.

 

5. Gabi Cervantes

Indo agora para o lado mais do digital, a Gabi Cervantes é um ótimo exemplo de empresária mulher que fez e está fazendo sucesso nos ultimos anos aqui no Brasil.

A empresária atua no ramo de Marketing Digital, e ganha dinheiro vendendo produtos como afiliada e também vendendo seus próprios infoprodutos (cursos e e-books).

DO ZERO AS PRIMEIRAS VENDAS NA INTERNET

Esta se perdendo com tanta informação espalhada na internet? Entao esse curso é para você!

Atualmente, a Gabi já fez mais de 10 milhões no Marketing Digital e hoje conta com uma equipe para melhorar ainda mais os resultados de sua empresa.

 

Dicas para mulheres que desejam empreender

Se você deseja começar um empreendimento e não por onde começar. Aqui vão algumas dicas para ajudar.

 

  • Procure por capacitação profissional: para começar um negócio é necessário entender o mercado. Para isso, invista em cursos que ajudem a desenvolver o seu lado empreendedor, bem como prepará-la para os desafios;

 

  • Identifique as oportunidades de negócios: identifique o que as pessoas mais precisam e procuram nos serviços e produtos atuais. Veja o que você pode oferecer como diferencial;

 

  • Networking com outras empreendedoras: busque se aproximar de outras empreendedoras e pessoas com a mentalidade de crescimento. Dessa forma, você se mantém motivada e inspirada, podendo trocar ideias e experiências;

 

  • Crie um planejamento estratégico: para alcançar o sucesso, é essencial definir as suas estratégias. Quais as metas e objetivos do seu negócio? Quais estratégias de marketing serão utilizadas? Tenha essas informações bem claras e siga com o seu plano de ação;

 

  • Haja o que houver, não desista: ter resiliência é um dos principais atributos para se manter firme. O ato de empreender envolve enfrentar diversos obstáculos ao longo do caminho. Por isso, não desista e foque no seu objetivo.

 

Dia do empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino é um movimento tão importante para a sociedade mundial que teve seu dia lançado pela ONU.

Em 2014, a Organização das Nações Unidas definiu a data 19 de novembro como o dia do Empreendedorismo Feminino.

Nesse mesmo ano, a data foi comemorada na Semana Global de Empreendedorismo.

A ideia é alertar o mundo sobre os impactos positivos que o empreendedorismo feminino pode causar na economia e na sociedade.

Curtiu este post?

Veja mais conteúdos no blog Isael Oliveira!

Deixe o seu Voto

Me siga nas redes sociais para ficar por dentro das principais dicas de Marketing Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

foto isael oliveira

Isael Oliveira é afiliado profissional e empreendedor digital. Tem como principal objetivo, ensinar outras pessoas a ganhar dinheiro online, trabalhando de casa através do Google, tendo assim liberdade financeira e geográfica.

ebook como ganhar dinheiro pela internet

E-book Gratuito: Como Ganhar Dinheiro Pela Internet e Mudar de Vida de Uma Vez Por Todas

Veja Outros Posts:

GANHE DINHEIRO NA INTERNET

Aprenda o passo a passo para vender como afiliado 24h por dia, usando o poder do marketing digital. Tudo isso, de forma gratuita.

Fique por dentro

O maior segredo do Marketing Digital é estar sempre atualizado