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ᐉ Marketing Digital Para Produtos Físicos – Guia Completo!

Marketing Digital Para Produtos Físicos

 

Aplicar estratégias eficientes de marketing digital para produtos físicos é fundamental no mundo globalizado de hoje.

Ao mesmo tempo que as redes sociais aumentaram o alcance das campanhas, a concorrência também se intensificou.

Assim sendo, se destacar no mundo online não é uma tarefa simples. E quando falamos em produtos físicos, o negócio é ainda mais complexo. Nesse sentido, o vendedor precisa estruturar ações adequadas para atingir o público-alvo

Mas, para isso, conhecer o público se torna vital para o sucesso do empreendedor. Dessa forma, elaborei neste artigo um guia completo para quem está interessado em marketing digital para produtos físicos.

As informações contidas neste material também são super válidas para afiliados digitais.

Afinal de contas, esse tipo de profissional aplica diariamente o marketing digital para a revenda dos produtos. Então, continue por aqui e veja como vender muitos produtos físicos usando esse conjunto de métodos.

 

O que é Marketing Digital para produtos físicos?

Se você acompanha os conteúdos do meu site, sabe que meu foco é o marketing de afiliados para a venda de infoprodutos.

Assim, temos milhares de mercadorias digitais, ou seja, cursos, planos de assinatura, tutoriais, e-books e videoaulas, por exemplo.

Nesse caso, vale ressaltar que a mercadoria não é física.

Mas hoje vou falar especificamente sobre o marketing digital para produtos físicos. Então, de forma geral, você vai utilizar a internet para vender itens que não são digitais.

Inclusive, recomendo também você conhecer quais os melhores programas de afiliados de produtos físicos da atualidade. Acho que pode te ajudar a conhecer os principais sites!

Voltando… O marketing digital, portanto, consiste na elaboração de estratégias de comunicação voltadas para o ambiente online. Só que você vai estar empenhado na venda de produtos físicos e não de infoprodutos.

Todas as informações que vou citar aqui não são inéditas, mas passam despercebidas por muitos revendedores.

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Diferencial na venda online de produtos físicos

O marketing digital para produto físico possui uma diferença básica (mas crucial) em relação a infoprodutos. E eu vou deixá-la bem destacada neste artigo para nortear todas as campanhas criadas por você.

 

– Apresente ao seu público o máximo de informações possíveis sobre o produto –

 

Essa frase é a chave para você vender muitos produtos físicos na internet. E sabe o porquê?

Convencer uma pessoa a adquirir um item físico é sempre mais difícil. Assim, o possível cliente vai querer ter acesso ao máximo de informações e detalhes sobre a mercadoria.

Por incrível que pareça, isso não acontece com infoprodutos (ou ocorre com menor intensidade).

Assim, vender produtos físicos exige uma maior relação de confiança entre vendedor e cliente. E, além disso, é fundamental manter essa relação após a venda, para garantir negociações futuras.

Qual a lição que tiramos de tudo isso?

Bom, com certeza o seu trabalho com o marketing digital para venda de produtos físicos precisará ser mais intenso e assertivo na aplicação das estratégias.

 

Elaborando estratégias para a venda de itens físicos

Agora vamos ver como elaborar ótimas estratégias de marketing digital para produtos físicos.

Separei 5 métodos para você se dar bem nesse segmento e atingir um alto número de vendas.

 

1. Aplique o marketing de conteúdo

Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? Essa estratégia é primordial para a venda de mercadorias físicas.

Segundo o Rafael Rez, o objetivo dela é oferecer ao seu público-alvo conteúdos relevantes. Assim, o intuito inicial não será vender o produto, mas melhorar sua reputação perante o cliente.

O marketing de conteúdo está muito relacionado com a chamada jornada de compra. Nela, o vendedor precisa criar um caminho eficiente para o cliente percorrer.

E o desfecho dessa trajetória será a concretização da venda.

Mas não é fácil manter o público interessado. Além disso, querer forçar a compra também não é uma boa ideia.

O negócio é ter paciência e, ao mesmo tempo, criar bons conteúdos.

Veja alguns exemplos:

  • Exemplifique para o público os pontos positivos e negativos do produto físico;
  • Mostre para as pessoas como elas podem se beneficiar com o item;
  • Além disso, forneça conteúdos elaborados e inteligentes como, por exemplo, tutoriais de como utilizar a mercadoria.

 

Vamos ver um exemplo prático.

Suponhamos que você venda alarmes para residências. Nesse caso, é interessante dar ao seu público dicas extras de segurança, por exemplo.

Você pode usar seu site, blog ou redes sociais para prestar um serviço de extrema utilidade. Isso vai aumentar a relação de confiança com o público.

 

2. Não se esqueça das técnicas de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization e engloba uma série de práticas visando o melhor ranqueamento da sua página na Google.

Assim sendo, o marketing digital para produtos físicos precisa dar muita atenção para as técnicas de SEO.

Aliás, esse artigo que você está lendo contém várias dessas técnicas. E elas envolvem, basicamente:

  • Uso de palavras-chave em todos os conteúdos publicados;
  • Planejamento nas publicações (nunca se deve publicar de forma aleatória);
  • Conteúdos bem escritos, com frases curtas, impactantes, leves para ler e coma linguagem adequada;
  • Utilização de funções como negrito e bullet points nos textos.

 

Seguindo essas diretrizes, podemos dizer que o Google vai dar mais visibilidade para a sua página.

 

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3. Explore as redes sociais

Isso é fundamental para vender produtos físicos usando o marketing digital. As redes sociais estão aí para serem usadas. Dessa forma, crie uma boa presença nas redes.

Mas tenha em mente que isso leva tempo. A não ser que você já tenha um público formado. As melhores redes sociais para vender produtos físicos são:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • YouTube;
  • TikTok;
  • WhatsApp;
  • Telegram.

 

Repare que eu inclui os aplicativos de mensagem nessa relação. Afinal de contas, eles são grandes aliados nos dias atuais para a venda de produtos físicos e digitais.

Mas cada rede social exige um determinado tipo de linguagem.

Por exemplo, sabemos que o Instagram é muito bom para vendedores e afiliados digitais. E, nessa rede, o apelo ao público é mais visual, com conteúdos textuais sucintos, porém muito instigantes.

As pessoas que vendem pelo Instagram utilizam muito as funções dessa rede, como carrossel de imagens, stories e o famoso “arrasta pra cima”. Assim, cada rede possui funções próprias que irão te ajudar nas vendas.

 

4. Invista em mídia paga

As redes sociais são gratuitas e isso facilita a vida de vendedores digitais. Mas para ter sucesso nesse segmento, você vai precisar investir uma graninha em mídias pagas.

O objetivo, nesse caso, será direcionar seus anúncios para as pessoas certas.

A principal vantagem disso é que o retorno é garantido. Além do mais, não é necessário um grande investimento para criar anúncios pagos.

Então, procure saber mais sobre o Facebook Ads e o Instagram Ads, por exemplo.

Hoje em dia existem cursos de tráfego que ensinam a desenvolver ótimos anúncios pagos.

Outra dica importante é aplicar um equilíbrio nas suas estratégias. Isso significa dividir suas ações em campanhas orgânicas e campanhas pagas.

 

5. Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de comunicação mais direta com o possível cliente.

Você já deve ter entrado em um site e feito algum tipo de cadastro inicial, não é mesmo? E nesses cadastros a empresa sempre solicita um endereço de e-mail.

Assim, ela lhe enviará promoções e outros conteúdos para a sua caixa de entrada.

Nesse sentido, você como vendedor deve fazer o uso dessa estratégia. Ela é muito importante visando fazer marketing digital para promover produtos físicos.

 

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O e-mail marketing também pode ser elaborado levando em conta o perfil do cliente e onde ele se encontra dentro da jornada de compra.

No final das contas, todos os tópicos deste artigo estão relacionados entre si.

 

Características de um vendedor digital

Um vendedor de produtos físicos tem que se especializar neste segmento e isso não é nenhuma novidade.

Mas os profissionais dessa área precisam estar atentos em relação a algumas características do vendedor da era digital. Vamos ver quatro delas?

  • Se manter atualizado em marketing digital. Este nicho muda muito em pouquíssimo tempo. Assim, o vendedor tem que sempre estar atualizado, fazendo cursos e se inteirando sobre o que está acontecendo à sua volta nessa área;
  • Ter tomadas de decisões inteligentes. Uma única decisão equivocada pode colocar sua estratégia na lata do lixo. Então, um vendedor digital tem que ser assertivo nas decisões tomadas. E isso só será possível se ele tiver amplo conhecimento sobre o público-alvo e sobre o produto que está vendendo;
  • Estar presente na jornada de compra. Não basta apenas mostrar o produto para o cliente. O vendedor digital é obrigado a estar presente em todas as etapas da jornada de compra. Isso possibilita a criação de uma relação de confiança e, consequentemente, vai aumentar as vendas;
  • Ser dinâmico e proativo. A acomodação não combina com marketing digital para produtos físicos. O vendedor tem que ter atitude, convicção e confiança no seu próprio trabalho.

 

Enfim, existem outras características para um vendedor digital, mas essas são as primordiais.

 

Considerações finais

Vender produtos físicos através do marketing digital requer muita dedicação por parte do vendedor ou do afiliado.

Ao mesmo tempo que esse mercado é amplo e oferece inúmeras possibilidades, há uma concorrência maior.

Assim, você deve ter um ou mais diferenciais para alcançar seu público-alvo. Além disso, tenha muito cuidado ao escolher o produto que irá vender.

E, depois de feita a escolha, procure conhecer a fundo a mercadoria para não passar por saias justas diante de questionamentos por parte dos clientes.

Lembre-se que, por ser um produto físico, o cliente vai precisar do maior número de informações possíveis (como destaquei no início desse guia).

Em relação às redes sociais, não abra mão de nenhuma delas, mas você pode focar na rede mais promissora. Neste sentido, eu aconselho priorizar a rede onde o vendedor tem mais seguidores.

No mais, de preferência, faça cursos de marketing digital sempre que possível.

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Isael Oliveira é afiliado profissional e empreendedor digital. Tem como principal objetivo, ensinar outras pessoas a ganhar dinheiro online, trabalhando de casa através do Google, tendo assim liberdade financeira e geográfica.

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