Entre todos os recursos oferecidos pelo Instagram, um se destaca. Estou falando do Instagram Shopping, perfeito para interligar vendedores e consumidores dentro da rede social.
Atualmente, o Instagram conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo todo. Inicialmente, a rede surgiu apenas com o intuito de entreter, focada na postagem de fotos.
Mas, com o passar do tempo e sua popularização, novos recursos surgiram e a rede evoluiu. Hoje, o Instagram é a plataforma preferida de lojas físicas ou virtuais para a venda de produtos diversos.
Assim sendo, temos o Instagram Shopping, que facilita a vida dos empreendedores e também dos consumidores.
Então, veja a seguir mais informações sobre esse recurso e como colocar venda no Instagram.
O que é o Instagram Shopping?
O Instagram Shopping é um local especial dedicado para compras dentro da rede social.
Ele reúne várias ferramentas que facilitam a vida dos empreendedores. Assim, o cliente pode comprar produtos sem precisar sair do Instagram.
DO ZERO AS PRIMEIRAS VENDAS NA INTERNET
Esta se perdendo com tanta informação espalhada na internet? Entao esse curso é para você!
Tudo é feito no Instagram Shopping! Dentro desse recurso, temos várias opções, incluindo:
- Criação de loja online;
- Criação de coleções dentro da sua loja;
- Inserção das etiquetas de preço nos produtos divulgados;
- Desenvolvimento de páginas de detalhes dos produtos;
- Divulgação de lançamentos;
- Vendas ao vivo, por meio de lives.
E, repetindo: tudo isso é feito sem a necessidade de sair do Instagram!
Ou seja, você pode ter uma loja completa dentro dessa rede social. E assim, dá para vender muito sendo afiliado pelo instagram sem ter que fazer grandes investimentos.
Requisitos básicos para vender no Instagram Shopping
Nem todo mundo pode começar a vender no Instagram Shopping. Há alguns requisitos que precisam ser cumpridos. Vamos ver quais são eles:
- A conta precisa ser comercial ou de criador de conteúdo;
- O seu país precisa ser elegível para compras no Instagram (fique tranquilo pois o Brasil está na lista);
- Além disso, a sua loja do instagram precisa comercializar um produto elegível segundo as normas da rede;
- A sua marca tem que cumprir as exigências do Acordo com o Comerciante e Políticas de Comércio do Facebook;
- Sua loja precisa ter um site, que será usado para efetivar as vendas.
Se você quer saber mais informações sobre esses requisitos, acesse o site e pesquise a sua dúvida na caixa de busca.
Ativando o Instagram Shopping
Créditos: Canal YT Caroline Manchini
É muito simples ativar o Instagram Shopping caso você se enquadre nos requisitos citados anteriormente:
- Confira se a sua loja/marca cumpre todas as exigências da plataforma;
- Associe sua página do Facebook ao Instagram. Para isso, abra o perfil da sua página no Instagram e acesse as informações públicas do seu negócio. Assim, clique em “Página” e escolha a página que será conectada à sua loja;
- Carregue um portfólio de produtos utilizando o Gestor de Negócios do Facebook;
- Revise a sua conta antes de enviar seu catálogo de produtos para a revisão. Para fazer isso, abra o perfil do seu negócio, vá no menu no canto direito e clique em “Definições”. Siga os procedimentos de cadastro no Instagram Shopping. A partir daí, o seu catálogo irá para uma revisão, que pode demorar alguns dias. Antes disso acontecer, a rede social pode solicitar informações complementares;
- Ative o recurso de compras. Depois de ter seu catálogo aprovado, vá no menu principal (canto direito da página inicial da sua loja no Instagram) e clique em “Definições”. Depois, clique em “Negócio” e em “Compras”. Feito isso, selecione o catálogo que deseja associar ao seu perfil no Instagram;
- Use os demais recursos. Utilize as etiquetas de preço, stikers de vendas, stories de lançamentos e até mesmo lives. Assim você pode vender muito no Instagram Shopping.
Vendendo muito na Loja do Instagram Shopping
Por fim, vender muito no Instagram Shopping exige a aplicação de uma série de estratégias assertivas. Mas, para que elas tenham sucesso, você precisa primeiro conhecer o seu público-alvo.
Então, antes de ativar sua loja no Instagram, defina a persona, ou seja, uma representação fictícia do seu cliente.
Por exemplo, supondo que você queira vender produtos de beleza. Nesse caso, responsa as seguintes perguntas:
- Meu público será predominantemente feminino ou masculino?
- Qual a idade dos possíveis clientes?
- O que eles procuram? Quais são suas dores e necessidades que farão eles acessarem minha loja?
- Qual o diferencial que eles procuram? Preço? Variedade de produtos? Qualidade?
Respondendo essas perguntas, você terá uma boa noção do perfil do seu público-alvo. Após definir a persona, comece a divulgar fazendo tráfego pago no instagram para vender seus produtos.
Mas não faça isso de forma mecanizada. Procure ser o mais “humano” possível, ou seja, tenha uma relação de proximidade com seus seguidores.
Utilize uma linguagem adequada e responda todos os questionamentos do público.
A confiança é tudo para vender online. Assim, fortaleça essa relação diariamente. Isso significa que você não deve apenas vender, vender e vender. Compartilhe conteúdos agregadores e relevantes para seus seguidores!
Para isso, utilize os outros recursos, como stories, reels, lives, carrossel de imagem, destaques, etc.
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