→ Descubra Como Criar Um Infoproduto do Zero em [2022]

Como Criar Infoproduto do Zero

 

Para criar um infoproduto do zero, você precisa inicialmente, identificar um conhecimento que você possua e que na sua visão, existiriam pessoas que pagariam por isso. Depois disso, você precisa estudar o público alvo, criar um roteiro do que será abordado no curso ou no ebook (os inforpodutos mais comuns) e só depois pensar em estratégias de divulgação, como anúncios e lançamentos.

 

Na realidade em que estamos vivendo, crescem cada vez mais as oportunidades de fazer, através da internet, o seu trabalho em tempo integral.

Dentro das mais diversas plataformas digitais, inúmeras pessoas buscam, todos os dias, produtos que possam suprir as necessidades que vêm junto com suas rotinas.

Seja atrás de um curso online para especialização, de um audiobook para entretenimento ou um clube de assinatura para receber, semanalmente, as principais notícias do mundo, esse público faz com que uma imensidão de infoprodutos sejam criados, vendidos e consolidados no meio digital; o que abre uma possível e inovadora área em um mercado que só tende a crescer.

 

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Dessa forma, saber como criar um infoproduto de sucesso é um dos fatores mais importantes para adentrar neste mercado.

Neste artigo, então, vou te trazer um panorama geral dos infoprodutos, apresentando-os e mostrando as melhores formas de criá-los e as melhores plataformas para hospedá-los.

 

O que são infoprodutos?

Dentro do mercado virtual, infoprodutos são basicamente produtos digitais que, apesar de não serem palpáveis ou concretos, são representantes de produtos que anteriormente só poderiam ser adquiridos de maneira física e presencial.

Com uma infinidade de representações, estes produtos podem estar presentes, entre diversas outras, em forma de:

  • Clubes de assinatura
  • Cursos online
  • E-books
  • Podcasts
  • Áudio-livros
  • Aplicativos
  • Sites
  • Apostilas

 

Cada um destes produtos com suas respectivas funcionalidades e podendo ser feitas, entre eles, as mais diversas combinações para entregar aos respectivos clientes tudo aquilo que eles procuram.

Antes de eu te ensinar como criar um infoproduto do zero, é vital que você reconheça a importância de saber quais deles são os que mais vendem, para que você possa focar em um pequeno número e começar no mercado já com ganhos.

Em relação às formas de infoprodutos que mais vendem atualmente, encontrei basicamente quatro:

  • cursos online
  • clubes de assinatura
  • e-books
  • produções em áudio (podcasts)

 

Agora, dentro de cada uma dessas categorias, e também com a possibilidade de junção entre elas, alguns nichos específicos como o de educação, rotina / alimentação saudável e entretenimento fazem sucesso de busca.

E são eles que vou explicar com mais detalhes logo abaixo.

Dentro do nicho de educação, encontrei um grande potencial de venda para cursos online e e-books.

Dentro dele, é possível apontar sub nichos mais específicos ainda, como de especialização, ensino de métodos de Storytelling, Marketing Digital, entre outros.

O mesmo acontece com o nicho de rotina e alimentação saudável, onde produções em vídeo e livros online ensinam aos consumidores as formas possíveis de estabelecer costumes saudáveis, bem como os auxiliar com receitas nutritivas.

Já o ramo do entretenimento, por sua vez, apresenta uma grande crescente de produções em áudio, como audiobooks e podcasts, que podem ser ouvidos em diversas plataformas e ao longo de diferentes períodos do dia, permitindo aos ouvintes um encaixe destas maneiras de se entreter ao longo de suas rotinas.

 

Como criar Infoprodutos do Zero?

Em geral, existem umas regrinhas indispensáveis para seguir quando você está trabalhando no processo de desenvolvimento de um infoproduto, que são:

 

1- Conhecer o seu público alvo

Não existe nada pior do que aqueles produtores que “atiram para todo lado” e não sabem onde querem chegar ou a que público buscam atingir.

Para crescer no mercado, é importante saber as preferências do público que você procura alcançar, para que assim você possa focar, ao longo de todo o processo de criação, naquilo que você sabe que trará bons resultados de venda.

 

2- Criar conteúdos relevantes relacionados a seus infoprodutos

Após reconhecer qual é o seu tipo de audiência, busque criar conteúdos diversos acerca dos produtos que você oferece.

Dessa maneira, além de criar um ótimo engajamento com clientes em potencial, isso fará com que os produtos que você vende tenham mais credibilidade.

Uma das coisas que mais existe nos Estados Unidos, por exemplo, são sites de resenha de produtos onde seus autores colocam, junto da avaliação de um produto, um link de afiliado para adquiri-lo.

 

3- Saber onde hospedar seus produtos e seus respectivos anúncios

O que mais existe, hoje, são plataformas de infoprodutos.

E se um produtor não souber escolhê-las direito, grande parte de suas vendas podem ser afetadas.

Seja através de uma plataforma de terceiros ou de um site próprio, que inclusive te ensinarei a escolher e criar mais abaixo neste artigo, busque sempre saber onde o seu público em questão mais engaja e possa ter acesso a seus produtos.

 

4- Escolher o formato de seu produto

Por mais que pareça uma regra óbvia, esta é, talvez, a mais importante entre todas.

Dependendo do nicho que você busca atingir, determinados formatos de produto se mostram mais eficazes e chamativos ao público.

Após escolher se você irá vender audiolivros, cursos online, e-books, entre outros, é importante reconhecer as especificidades que a criação de cada um pede.

Agora que você já sabe as regras gerais de criação de infoprodutos e que começou a reconhecer quais são os infoprodutos mais presentes no mercado e em quais áreas estes produtos mais se encontram, está na hora de você saber na prática como funciona a criação de cada um deles.

 

Produzindo infoprodutos do tipo “Curso online” do zero

Infoproduto do Zero Curso Online

 

Nesta modalidade de infoproduto, existem fatores indispensáveis para se atentar durante o processo de criação de um infoproduto do absoluto zero.

Em primeiro lugar, é indispensável trabalhar a didática.

Ninguém está interessado em pagar por um curso cujas aulas são ministradas por pessoas desorganizadas com pouca ou nenhuma capacidade de ensinar.

Por isso, caso isso seja algo pendente, é vital que você invista no desenvolvimento de suas habilidades de ensino.

Em seguida, defina o conteúdo que será ensinado.

 

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Em um curso, é importante demonstrar total domínio daquilo que está sendo repassado aos seus alunos.

Além disso, é importante esquematizar e planejar suas aulas para que tanto quem produz e quem consome tenha o conteúdo programático em mãos, de modo a tornar a experiência a mais agradável possível.

Por fim, utilize bons equipamentos para gravação.

Não é necessário que câmeras profissionais com microfones de enorme alcance sejam utilizados logo de primeira, mas é importante que sejam utilizados bons instrumentos para que suas aulas estejam em boa qualidade, algo que interfere tanto na qualidade do ensino, quanto na quantidade de vendas do curso em questão.

 

Produzindo infoprodutos do tipo “Ebooks” do zero

Ebook Infoproduto do Zero

 

Um ótimo aspecto deste produto é que, diferente dos livros físicos, aqui não é necessário um gasto com a produção e distribuição físicas do livro.

Porém, o investimento que não é necessário nestas duas áreas pode e deve ser feito para melhorar a habilidade de escrita de quem for produzir o e-books.

Isso porque independente da experiência, é importante que a escrita de um texto esteja sempre de acordo com as exigências estruturais que esta produção pede e, principalmente, com o que o seu público tem interesse e costume de ler.

Além disso, independentemente de ser uma produção biográfica, ficcional ou de autoajuda, é indispensável uma pesquisa referencial para que seu e-books tenha qualidade, veracidade e, principalmente, sucesso.

 

Produzindo infoprodutos do tipo “Produções de Áudio” do zero

Infoprodutos Podcast do Zero

 

Além da instrução óbvia que já vem com o nome, há uma série de fatores que são importantes para que se obtenha triunfo neste ramo de infoprodutos.

Seja para fins informativos ou mais voltados para o entretenimento, o processo de criação de suas produções em áudio deve ter planejamento, pesquisa e, especialmente, locutores que tenham o domínio de uma fala clara e didática.

Além disso, instrumentos tecnológicos de boa qualidade, não necessariamente de preços excessivos, devem ser utilizados.

Como o único recurso de propagação é auditivo, a qualidade deste áudio deve ser a melhor possível para que seus clientes aproveitem, comprem e divulguem suas produções.

 

Criei meu infoproduto do zero, e agora, em qual plataforma colocar?

Por fim, agora que você sabe quais são os tipos de infoprodutos mais vendidos e já consegue reconhecer as especificidades que o processo de produção de cada um deles exige, é hora de reconhecer um último (mas não menos importante) fator deste processo.

Como já falei anteriormente, a plataforma onde você disponibiliza os seus produtos é um fator determinante para o seu alcance e sucesso no mercado.

Se o seu público alvo não tem acesso àquele determinado local, por mais que ele seja bem pensado e executado, as suas chances de consolidação são mínimas.

Para te ajudar com isso, trago duas ótimas e relativamente fáceis opções para que quem esteja começando agora no mercado possa ter êxito.

 

1- Hotmart

A primeira possibilidade de distribuição, vantajosa para novos produtores, é através da Hotmart.

Essa plataforma, considerada a maior plataforma de ensino à distância da América Latina, hospeda quase 500 mil cursos atualmente e, a partir de uma parceria de afiliados renomada, é responsável por expandir a popularidade e possibilidade de venda dos produtos hospedados.

Não existe uma maneira única de como criar um infoproduto na Hotmart, mas a própria plataforma dá, a seus produtores, um direcionamento para auxiliar neste processo.

Em concordância com as dicas que eu já dei aqui neste artigo, a Hotmart propõe que os produtores planejem e esquematizem suas aulas, executando-as de forma didática e gravando-as com instrumentos de qualidade.

Depois disso, a plataforma oferece o seu Marketplace para hospedar esses cursos e, sem cobrar mensalidade ou valores exorbitantes, apenas uma comissão será recebida a partir de cada venda realizada.

 

2- Site próprio

Essa segunda possibilidade de divulgar e vender os seus produtos é, entre ambas, a que mais dá liberdade e espaço ao produtor, mas também que o enche de responsabilidades.

Como criar um site para vender infoprodutos é um processo relativamente simples.

Existem, atualmente, diversas plataformas que hospedam ferramentas de criação e edição que permitem aos produtores participar de todos os processos de estabelecimento de seu site, entre elas:

  • Worpdress
  • Google sites
  • Wix
  • Site123
  • SquareSpace
  • JIMDO

 

Conclusão

Independentemente da plataforma de escolha – cada uma com seus respectivos valores – a criação técnica de seu site será facilitada e, sem precisar de conhecimento algum de programação ou design, bem-sucedida.

A etapa do processo de criação de seu site que precisa de mais cuidado e atenção é, assim como no processo de criação de infoprodutos, durante o planejamento e execução.

 

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Antes de criar um site, algumas regras indispensáveis também devem ser seguidas, que são:

  • Definir o objetivo de seu site

É praticamente impossível criar uma coisa bem-sucedida se você não tem ideia do que você quer, não é?

Por isso, antes de consolidar o seu site próprio, pense bem em que lugares você busca chegar com ele.

Você quer criar uma plataforma de avaliação e resenha de produtos para, a partir dela, linkar seus produtos presentes em outra plataforma?

Ou você quer um lugar seu para hospedar e distribuir seus próprios produtos?

 

  • Definir os produtos que serão hospedados

Se você decidir que quer uma plataforma própria para seus produtos, você tem que decidir quais deles você quer que sejam vendidos.

A estrutura de seu site deve ser pensada para se encaixar com os produtos que você irá vender.

 

  • Definir a identidade de seu site

Reconhecendo seus clientes em potencial e que produtos você irá ofertar, você deve pensar e elaborar uma identidade visual que acompanha estes fatores.

Quanto mais atraente seu site for para um público em questão, mais chances este público tem de visitá-lo.

Da mesma forma, quanto mais de acordo com os produtos seu visual for, mais coerente e qualificado ele se mostrará.

 

  • Definir as maneiras de interagir com o seu público

Talvez a mais importante subdivisão destes fatores, essa etapa do processo é indispensável para garantir o seu engajamento e sucesso.

Seja por meio da criação de conteúdos específicos ou pelo envio de mensagens e atualizações rotineiras, engajar o seu público para que lembrem de sua plataforma e comprem seus produtos é algo que um site não pode viver sem.

Há quem diga que o mercado digital se tornou um campo minado, que quem é novo nele está destinado ao fracasso, mas de uma coisa você pode ter certeza…

Se você se manter atualizado, criando infoprodutos desejados e uma plataforma coerente, não existirá superlotação no mundo que te impeça de atingir o sucesso.

E aí, o que achou do post?

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Isael Oliveira é afiliado profissional e empreendedor digital. Tem como principal objetivo, ensinar outras pessoas a ganhar dinheiro online, trabalhando de casa através do Google, tendo assim liberdade financeira e geográfica.

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