▷ Overdose de Informação: O que é e Como Lidar em 2022

Overdose de Informação

 

Não importa qual seja a sua posição dentro do mercado digital, buscar novas informações sempre é algo necessário e que estamos constantemente em busca, não é?

Seja na posição de cliente, procurando sempre pelos melhores produtos e serviços para que possamos suprir nossas necessidades, ou na posição de produtor ou afiliado, buscando aprender as melhores maneiras de trabalhar neste mercado e conquistar cada vez mais público, a busca por informações está sempre presente.

Mas você sabia que essa busca constante pode te trazer malefícios?

É verdade!

Existe algo que, no mercado digital, chamamos de overdose de informação

Algo que pode ser bastante nocivo quando o assunto é se consolidar neste mercado, seja qual for a sua posição dentro dele.

Vem comigo que, neste artigo, vou definir overdose de informação para você, bem como trarei como este problema está presente nas mais diversas camadas do mercado e maneiras efetivas de acabar com isso já.

 

O que é Overdose de Informação?

É vital, quando estamos buscando aprender coisas novas sobre determinada área ou assunto, que corramos para o Google.

Rapidamente, com uma simples pesquisa usando determinadas palavras chave, recebemos milhões de páginas contendo tudo aquilo que nem imaginávamos que seria possível aprender.

Diante de tamanhas possibilidades, é quase impossível nos contentar com um único resultado de busca; e aí começamos a acessar todas as páginas existentes sobre aquele tópico.

É aí que nos deparamos com a overdose de informação.

A overdose de informação se faz presente, basicamente, quando acreditamos necessitar de todas as fontes de informação possíveis e nos vemos na necessidade de acessar e consumir inteiramente tudo o que encontrarmos.

Ter grande domínio sobre diversos assuntos é algo louvável e que sempre trará bons frutos, mas não é por meio dessa enxurrada de informações que este domínio deve acontecer.

 

Banner Gabi Cervantes Captura

 

A exposição constante a um considerável excesso de informações pode ter ação contrária à desejada e pode ser responsável pelo esgotamento mental e intelectual daqueles que, em primeira instância, só buscavam novos conhecimentos.

Diante de muitas fontes de conhecimentos, muitas vezes trazendo coisas novas e diferentes umas das outras, a capacidade de assimilação é consideravelmente reduzida, trazendo mais malefícios do que benefícios para aqueles que antes só queriam melhorias.

Este é um problema tão real e difundido, que pode estar presente de diferentes formas, dependendo da posição em que você se encontra no mercado digital.

Por isso, pelo restante deste artigo, trarei informações mais específicas sobre este problema e maneiras incisivas de como contorná-lo.

 

Overdose de Informação Para Produtores e Afiliados

Em primeiro lugar, gostaria de falar sobre como a overdose de informação se faz presente e pode prejudicar a vida de pessoas que trabalham como produtores ou afiliados dentro do mercado digital.

Em muitos tutoriais e cursos para formação em marketing digital, é comum que encontremos certos “gurus” que falam que é indispensável a busca desenfreada por novas informações e maneiras de fazer dinheiro dentro do mercado.

“Não deixe de se atualizar nunca”, eles dizem, “Aqueles que param de estudar não crescem”, eles continuam.

E isso não é inteiramente mentira.

 

Banner Gratuito Gabi Cervantes

 

Contudo, essa busca por atualização e estudos não precisa acontecer diariamente, sem descanso, e principalmente não devem acontecer por meio de cursos intensos e mentorias cansativas.

Principalmente quando você está começando a trabalhar neste mercado, é comum que você nunca pare de pesquisar, sempre querendo saber coisas novas sobre assuntos que podem te alavancar, mas tome cuidado!

Pode chegar um momento em que você sobrecarregue sua mente e transforme este ofício – algo que deveria ser inovador e melhor que aqueles presentes no mercado tradicional – em algo extremamente maçante e desinteressante.

A overdose de informações pode aqui, além de te cansar e atrapalhar o seu desempenho, te atrapalhar e te confundir em relação às melhores estratégias de produção e divulgação de produtos.

Os clientes buscam produtores e afiliados digitais justamente por estes serem profissionais mais modernos e qualificados, e não queremos que isso mude, não é?

 

Overdose de Informação para Consumidores

Falando em clientes, este grupo também não fica de fora quando o assunto é ser prejudicado pelo excesso de informações.

De maneira diferente do que acontece com produtores e afiliados, os consumidores são afetados pela overdose de informações em diversas camadas.

Em primeiro lugar, estar exposto a um grande número de informações jogadas pode afetar o desempenho de indivíduos em atividades já consolidadas em seus cotidianos.

Uma pessoa pode buscar novas informações para acrescentar em suas atividades já desempenhadas em seu dia a dia.

Seja para incrementar em um hábito já praticado ou para aumentar sua efetividade no desempenho de determinado trabalho, pesquisas rápidas podem funcionar como um grande acréscimo; mas também podem ser bastante prejudiciais.

Diante de uma enxurrada de novas informações acerca de assuntos que, anteriormente, uma pessoa já pensava dominar, podem surgir pensamentos de insuficiência responsáveis por diminuir exponencialmente a realização de atividades já feitas diariamente…

E não porque a pessoa reconhece que não sabia fazê-las, mas sim por que a overdose de informações faz com que ela acredite que sempre as desempenhou de maneira errada.

Em segundo lugar, essas pessoas podem transformar, por meio dessa procura desenfreada, a busca por informações em sérios problemas psicológicos.

A constante exposição a um incontável número de informações pode fazer com que consumidores desenvolvam certos problemas como ansiedade, esgotamento, angústia e falta de foco.

Assim como o problema dito anteriormente, quando a pessoa entra em contato com ditos “profissionais” que intitulam suas próprias formas de agir e pensar como “melhores”, isso as faz acreditar que são insuficientes e erradas.

E isso acaba por gerar mais malefícios do que benefícios inicialmente desejados.

 

Como fugir da Overdose de Informação?

Independente do lugar de onde você possa estar sentindo os malefícios dessa overdose de informação, existem certas dicas preciosíssimas que posso te dar para fugir deste problema.

 

1 – Imponha limites em suas fontes de informação

A fonte mais óbvia deste problema é, claro, a importância que é dada às fontes de informação diariamente.

Por isso, a ação mais importante para ser colocada em prática é limitar o tanto que essas informações são procuradas.

Está na hora de diminuir em nossas mentes a importância dada a essa constante busca por novas informações.

 

Captura Banner Gabi

 

Assim, não estou dizendo para você parar de se atualizar, mas sim para ir atrás e consumir fontes confiáveis, com informações relevantes e que possam realmente auxiliar em seu crescimento, seja ele profissional ou pessoal.

 

2  – Confie em informações já adquiridas

Se você é uma pessoa que já tem o mínimo de conhecimento sobre determinado assunto, você deve confiar nestes saberes previamente adquiridos e partir deles para buscar novos.

É claro que aquilo que é de senso comum dificilmente nos ajuda a crescer, mas seguindo a partir do que sabemos é uma das melhores maneiras de limitar a quantidade de informação que recebemos e evitar a tão temida overdose.

 

3 – Caminhe progressivamente em suas pesquisas

Comece um outro assunto apenas quando terminar e consolidar o anterior.

Não se antecipe.

É fácil nos lotarmos de informações quando aceitamos aquelas vindas de todo e qualquer lugar.

Para ajudar com isso, procure buscar novos aprendizados e atualizações apenas em seguida do próximo.

E aí, gostou das dicas?

Compartilhe sua opinião abaixo e veja mais conteúdos no meu site Isael Oliveira!

Me siga nas redes sociais para ficar por dentro das principais dicas de Marketing Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

foto isael oliveira

Isael Oliveira é afiliado profissional e empreendedor digital. Tem como principal objetivo, ensinar outras pessoas a ganhar dinheiro online, trabalhando de casa através do Google, tendo assim liberdade financeira e geográfica.

ebook como ganhar dinheiro pela internet

E-book Gratuito: Como Ganhar Dinheiro Pela Internet e Mudar de Vida de Uma Vez Por Todas

Veja Outros Posts:

GANHE DINHEIRO NA INTERNET

Aprenda o passo a passo para criar um negócio digital que vende no piloto automático 24h por dia, tudo isso de forma gratuita.

Fique por dentro

O maior segredo do Marketing Digital é estar sempre atualizado

Meu Whatsapp!
Fale comigo agora mesmo!
Clique no botão ao lado para falar comigo!