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ᐉ Tráfego Pago no Facebook: O que é, Como Fazer e Dicas

Como Fazer Tráfego Pago no Facebook

 

O que acha de impulsionar seus negócios sabendo como fazer tráfego pago no Facebook? As redes sociais são, hoje, uma das maiores fontes de vendas da internet.

Lá, você poderá encontrar diversos tipos de público, prontos para passarem o cartão e adquirir o seu produto ou serviço.

Hoje em dia, muitas estratégias de marketing são utilizadas para alcançar esses públicos. Nesse sentido, o marketing de conteúdo é uma das principais. No entanto, sendo esta uma estratégia de tráfego orgânico, possivelmente não será suficiente.

Como solução, o Facebook Ads apresenta uma ferramenta de divulgação de anúncios, através do famoso tráfego pago. Mas como fazer tráfego pago no Facebook e quanto custa essa “brincadeira”?

No conteúdo de hoje, irei abordar esse tema detalhadamente para ajudar você a entender o tráfego pago no Facebook Ads.

Acompanhe!

 

O que é tráfego pago no Facebook?

Sabe quando você estava navegando pelos stories do Instagram e se deparou com uma propaganda entre um Story e outro? Isso é tráfego pago para Facebook e você foi escolhido para visualizar esse anúncio!

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O tráfego pago para Facebook é nada mais do que pagar para ter os seus anúncios exibidos na plataforma. Para isso existe o Facebook Ads, que tem a função de criar e gerenciar os anúncios visando atingir um determinado público.

Com o Facebook Ads é possível anunciar em todas as redes sociais pertencentes ao Facebook, como por exemplo:

 

  • O próprio Facebook;
  • Instagram;
  • Messenger;
  • WhatsApp.

 

Como mencionado, a ferramenta traz a facilidade de definir o tipo de público que você quer que veja seus anúncios. Desse modo, você divulga os seus produtos ou serviços apenas para quem já procura por eles.

Inclusive, você pode definir o formato do seu anúncio para que ele seja visto de diferentes formas pelo público. Veja algumas opções:

 

  • Anúncios na linha do tempo;
  • Anúncios em vídeo;
  • Além disso, anúncios em imagem única;
  • Anúncios em carrossel;
  • E ainda, anúncio nos stories;
  • Entre outros.

 

Assim, você tem a opção de escolher o melhor formato de acordo com o impacto que deseja causar no público-alvo. Portanto, use e abuse das estratégias de marketing para obter sucesso na sua campanha.

-> Veja também: Afiliado pelo facebook

 

Quanto custa fazer tráfego pago para o Facebook?

Uma das vantagens de fazer tráfego pago com o Facebook Ads é poder definir o valor que deseja investir na campanha. Isso significa que você pode separar um orçamento para rodar seus anúncios conforme seu objetivo.

Nesse sentido, você deixa a plataforma informada sobre o valor a ser gasto com a campanha. Porém, é importante entender que os resultados obtidos serão proporcionais ao valor investido.

Você pode definir um orçamento diário ou um orçamento total. No orçamento diário, fica definido o valor a ser gasto por dia com a campanha. Já no total, você estipula um determinado montante a ser gasto durante um certo período.

 

Atenção às opções com valor mínimo de orçamento

Para opções de campanhas mais avançadas, o Facebook pode exigir um valor mínimo de orçamento. No entanto, a plataforma avisará caso você tente criar anúncios desse tipo. Algumas questões que influenciam no valor, podem ser:

 

  • Dias e horários mais concorridos para veiculação do anúncio;
  • Estratégia de lance, como limite de lance, menor custo, etc;
  • Posicionamento do anúncio, ou seja, onde ele será divulgado;
  • Tipo de público, como, por exemplo, os mais jovens, que são mais caros;
  • Entre outras questões.

 

Sendo assim, quanto mais qualidade você colocar no seu anúncio, mais caro ele pode se tornar. Afinal, os anúncios com grande potencial de conversão são alvos de cobranças maiores pela plataforma do Facebook Ads.

 

Como fazer tráfego pago no Facebook?

Para começar a criar seus anúncios com tráfego pago para Facebook, é preciso transformar seu perfil em uma página comercial.

Isso porque os perfis pessoais são ideais para pessoas que utilizam a plataforma para se comunicar com amigos e familiares.

Para fins de negócios, o recomendado é ter uma página comercial, onde poderá contar com mais recursos.

Ao transformar seu perfil em uma página comercial, você realiza a migração de forma simples. Isso sem precisar fazer tudo do zero.

 

Gerenciador de anúncios do Facebook

Com a sua página comercial criada, você pode acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook e criar uma conta. Feito isso, defina os objetivos a serem alcançados com o seu negócio.

Em seguida, configure a sua conta de publicidade, seguindo as instruções na tela e comece a criar o seu anúncio.

Comece definindo o objetivo da campanha. Em seguida, trace as características do seu público-alvo. Segmente o público definindo informações, como:

 

  • Faixa etária;
  • Localização geográfica;
  • Gênero;
  • Idioma;
  • Interesses;
  • Comportamentos;
  • Entre outros.

 

Ajuste de campanha: definindo o orçamento e o tipo de lance

Feito isso, realize os ajustes da sua campanha e defina qual será o valor e o tipo de orçamento. Lembre-se de que o orçamento pode ser diário, onde você define um valor a ser gasto por dia com a campanha.

Esse valor também pode ser total, onde o valor definido é programado para ser gasto em certo período de tempo.

Um exemplo é a definição de R$200 para serem gastos durante toda a campanha. Assim, ela ficará no ar até que esse valor seja atingido.

Após definir o orçamento, é necessário decidir qual tipo de lance será usado nos anúncios. Os lances são a forma que você orienta a plataforma a utilizar o orçamento para obter melhores resultados.

A definição do lance deve ser estratégica, de acordo com o objetivo da sua campanha. Veja alguns exemplos de lances no Facebook Ads:

 

  • Menor custo sem limite;
  • Menor custo com limite;
  • Custo-meta;
  • Limite de lance;
  • Entre outros.

 

Vantagens e desvantagens em fazer tráfego pago para o Facebook

Assim como tudo na vida, fazer tráfego pago no Facebook conta com suas vantagens e desvantagens.

 

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É importante que você tenha uma visão clara sobre ambos pontos para fazer escolhas mais assertivas ao anunciar.

 

Começamos pelas vantagens:

 

  • Fazer tráfego pago para Facebook garante um grande alcance de pessoas em pouco tempo;
  • A segmentação de público é um grande facilitador, uma vez que você consegue anunciar para as pessoas certas;
  • O Facebook Ads conta com ferramentas de monitoramento. Elas permitem analisar a performance da campanha e demais métricas;
  • Com a análise da performance, a ferramenta permite editar e otimizar as campanhas, bem como interrompê-las, se necessário.

 

Agora, vamos conhecer algumas desvantagens:

 

  • Os custos ao fazer tráfego pago para Facebook podem se tornar caros ao utilizar opções mais avançadas. Afinal, é preciso disputar o espaço de publicidade com outros anunciantes, o que encarece a campanha;
  • Criar anúncios no Facebook Ads pode ser uma tarefa complexa e é necessário adquirir conhecimento técnico. Nesse sentido, é interessante buscar por cursos na área que facilitem o processo;
  • É preciso estar sempre acompanhando as mudanças do algoritmo para acertar na sua publicidade. As mudanças podem ser constantes e é preciso adaptar as campanhas a elas.

 

-> Veja também: Facebook ads para afiliados

Considerações finais

Fazer tráfego pago para o Facebook é uma forma de conseguir alcançar o público certo para visualizar seus anúncios. Seja para converter vendas ou para captar leads, o Facebook Ads é uma ferramenta poderosa para atingir objetivos.

No entanto, o uso da ferramenta requer um conhecimento específico tanto do mercado digital em geral, quanto do seu negócio. Minha recomendação é que você faça um curso para se especializar em tráfego pago para Facebook Ads.

Além disso, estude bem o seu negócio para conseguir segmentar corretamente o público-alvo. Espero que as dicas de hoje tenham ajudado e que você tenha sucesso nas suas campanhas! Até a próxima!

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Isael Oliveira é afiliado profissional e empreendedor digital. Tem como principal objetivo, ensinar outras pessoas a ganhar dinheiro online, trabalhando de casa através do Google, tendo assim liberdade financeira e geográfica.

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